Especialista da Ferodo reforça boas práticas de manutenção para garantir eficiência dos freios
MARCEL BRUNO SALGUEIRO - GRUPO PRINTER COMUNICAçãO
13/10/2025 15h20 - Atualizado há 6 horas
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- Sistema depende do funcionamento de diferentes componentes para oferecer segurança nas frenagens
- Juliano Caretta explica a importância das pastilhas de freio para o funcionamento seguro e eficiente do conjunto
O sistema de freios depende do funcionamento correto de diversos componentes para manter sua eficiência. Quando um deles apresenta falhas, todo o conjunto fica comprometido, elevando o risco de acidentes. Entre esses itens estão as pastilhas de freio que, em conjunto com outras peças, assegura uma parada precisa e segura do veículo. Checagens periódicas e regulares ajudam a identificar o desgaste prematuro do dispositivo e evitar o surgimento de ruídos e a ocorrência de falhas críticas. Juliano Caretta, supervisor de atendimento ao cliente da DRiV, líder global em reposição automotiva e detentora da marca Ferodo, referência em pastilhas de freio, explica esses e outros pontos a serem considerados durante a manutenção e o reparo dos sistemas de frenagem.
“Os freios não podem ser negligenciados. A cada revisão preventiva é essencial checar todos os componentes do conjunto e não apenas as pastilhas”, destaca Juliano Caretta. “Utilizar peças de qualidade e seguir os procedimentos corretos de manutenção é a garantia de segurança e tranquilidade ao dirigir.”
A revisão adequada envolve uma série de verificações que garantem a eficiência da frenagem e a durabilidade dos componentes. De acordo com Caretta, “uma revisão completa deve incluir inspeção de mangueiras e tubos de freio, análise do cilindro-mestre, checagem de pinças e cilindros de roda, medição de discos e tambores, além da troca do fluido quando necessário. Também é importante ajustar o freio de estacionamento e corrigir eventuais falhas no sistema ABS”.
Pedal “borrachudo” é sinal de alerta
Entre os sintomas que indicam problemas no sistema de freio, um dos mais comuns é o pedal “borrachudo” ou baixo. O defeito pode estar associado à presença de ar nas linhas, desgaste do cilindro-mestre, pinças com vazamento, tubulações corroídas, cilindros de roda comprometidos ou até falhas no módulo hidráulico do ABS. Nesses casos, a recomendação é realizar a sangria do sistema e substituir o fluido de freio, que perde eficiência com o tempo, devido à absorção de umidade. O uso de fluido novo preserva os demais componentes e evita falhas graves na frenagem.
Lubrificação correta das pastilhas
Outro ponto essencial é a aplicação de graxa especial nos pinos guias das pinças, juntamente com as buchas e cavaletes. “A lubrificação adequada reduz ruídos, evita travamentos e garante o retorno livre das pastilhas após a frenagem”, comenta Caretta. É fundamental utilizar somente graxa específica para freios. Produtos inadequados podem danificar coifas, contaminar discos e comprometer o desempenho do sistema, alerta o especialista.
Atenção às pinças de freio
As pinças são responsáveis por pressionar a pastilha de freio contra o disco, gerando o atrito necessário para parar o veículo. Quando apresentam falhas, como desgaste irregular, perda de eficiência, ruídos, corrosão ou travamento, devem ser substituídas. Ignorar esses sinais pode resultar em freios presos, redução da potência de frenagem e desgaste prematuro dos demais componentes.
Freio não é detalhe, é vida.
O sistema de frenagem é uma cadeia de diferentes dispositivos que trabalham em conjunto para garantir segurança. Mas é a pastilha que transforma força em controle. Se ela falha, todo o sistema falha. Por isso, manter sua manutenção preventiva, assim como das demais peças do conjunto pode fazer a diferença em situações extremas, como ressalta o executivo da DRiV: “Quando o assunto é freio, não existe espaço para improviso. Manter o sistema de frenagem em dia não é custo, é investimento naquilo que mais importa: nossa segurança e daqueles que viajam conosco”.
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MARCEL BRUNO SALGUEIRO
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FONTE: DRiV Tenneco do Brasil