D4iD: Programa de aceleração de deep techs está com inscrições abertas até 17 de outubro

CâMARA BRASIL - ALEMANHA DE SãO PAULO
14/10/2025 16h05 - Atualizado há 13 horas

D4iD: Programa de aceleração de deep techs está com inscrições abertas até 17 de outubro
Foto: Divulgação/AHK São Paulo

Com o objetivo de incentivar a cooperação no desenvolvimento de soluções, a Câmara Brasil Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), desenvolveu em parceria com o Cubo Itaú e com execução da Emerge, a iniciativa Deep techs for Industry Descarbonization (D4iD), que visa mapear, reconhecer e acelerar o go-to-market de startups de base tecnológica (deep techs) para descarbonização em diferentes setores da indústria.

No contexto de esforços conjuntos para redução dos impactos das mudanças climáticas, as deep techs desempenham um papel fundamental ao propor soluções disruptivas em áreas como biotecnologia, inteligência artificial avançada, nanotecnologia ou energia limpa.

Bruno Vath Zarpellon, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, reforça que o Brasil concentra o maior número de startups de base tecnológica na América Latina e tem potencial para crescer ainda mais com iniciativas como o D4iD. “O programa nasce para inovar de forma colaborativa com as instituições envolvidas. Em sintonia com a Câmara Brasil-Alemanha, o D4iD trabalha com esforços já existentes da comunidade empresarial e científica em torno de uma iniciativa de interesse comum, otimizando o investimento e amortizando o risco tecnológico para os envolvidos”.

Podem participar equipes sediadas no Brasil formalmente constituídas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica compostas por, no mínimo, três pessoas, cujos integrantes tenham mais de 18 anos e apresentem uma proposta de projeto alinhada a pelo menos uma das verticais do programa:

- Agronegócio Regenerativo e Bioindustrial

- Infraestrutura de Baixo Carbono

- Mobilidade e Logística de Baixa Emissão

- Transições Energéticas (Indústria & Energia)

Confira as especificidades de cada área de interesse no regulamento. Tanto a inscrição quanto a participação no projeto são completamente gratuitas.

O Mapeamento e Seleção das Tecnologias é a primeira fase, onde as inscrições vão até 17 de outubro.  A partir das tecnologias mapeadas e avaliadas pelas equipes internas das instituições organizadoras e executora do programa, será realizada uma análise para selecionar as que avançarão para a etapa de desenvolvimento das propostas de parceria. As atividades desta etapa serão conduzidas de 20 até 27 de outubro.

Em seguida, as 20 deep techs selecionadas passarão pela Pré-Aceleração entre 18 de novembro a 16 de dezembro, em que será oferecido uma série de workshops e orientações para o desenvolvimento de suas propostas.

Na fase de Aceleração, entre janeiro até abril de 2026, as equipes selecionadas para continuidade no projeto serão convidadas a participar da etapa de desenvolvimento das propostas de parceria (business cases), um momento essencial para o aprofundamento das informações, a análise da aplicação da tecnologia e a estruturação do modelo mais adequado de parceria.

Os três projetos selecionados pela equipe de avaliadores das instituições organizadoras e executora vão para a fase final, a Internacionalização, que consiste na participação de um representante por deep tech em um roadshow na Alemanha e participação na HANNOVER MESSE 2026, a maior vitrine do mundo para tecnologias industriais.

Para mais informações sobre como participar e o regulamento, acesse este link.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINA CASTRO PEREIRA CRESCENCIO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.