CCJ aprova projeto que exige detector de monóxido de carbono em imóvel com equipamento a gás

Proposta segue para o Senado, a não ser que haja recurso para análise pelo Plenário

Câmara dos Deputados
13/10/2025 15h47 - Atualizado há 3 horas

Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Os impactos da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica (HPTEC). Dep. Diego Garcia (REPUBLICANOS - PR)
Audiência Pública - Os impactos da Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crónica (HPTEC). Dep. Diego Garcia (REPUBLICANOS - PR)
Deputado Diego Garcia, relator

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 4448/23, que exige a instalação de detectores de monóxido de carbono em imóveis com aquecedores de água, calefatores e outros equipamentos a gás. O texto aprovado seguirá para análise do Senado, a menos que haja recurso ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Pela proposta, os donos dos imóveis serão os responsáveis por instalar e fazer a manutenção desses equipamentos. O descumprimento da medida sujeita o infrator a multa, aplicada em dobro em caso de reincidência. A fiscalização periódica caberá aos órgãos competentes.

Relator, o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) disse que o projeto de lei, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), está de acordo com a Constituição e respeita os princípios gerais do direito. Figueiredo argumenta que, apesar de a instalação de equipamentos a gás dentro de banheiros e dormitórios ser proibida desde 1994, há muitos imóveis residenciais que ainda não atendem a essa norma.

O texto, por fim, condiciona a emissão do habite-se para residências ao cumprimento da futura lei.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1210488-ccj-aprova-projeto-que-exige-detector-de-monoxido-de-carbono-em-imovel-com-equipamento-a-gas/

FONTE: https://www.camara.leg.br/noticias/1210488-ccj-aprova-projeto-que-exige-detector-de-monoxido-de-carbono-em-imovel-com-equipamento-a-gas/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.