Minas Shopping recebe projeto Mamamiga em ação de conscientização do Outubro Rosa

JOãO MARCELO DE ALBUQUERQUE
10/10/2025 16h26 - Atualizado há 3 horas

Minas Shopping recebe projeto Mamamiga em ação de conscientização do Outubro Rosa
Divulgação
Nos dias 12 e 13 de outubro, o Minas Shopping vai receber o projeto Mamamiga, uma iniciativa da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam) voltada à conscientização da importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o evento, o público poderá participar de atividades educativas, de bem-estar e de valorização da autoestima, com foco na prevenção e na promoção da saúde feminina. As ações serão realizadas no Piso 2 (próximo a Lojas Rede), das 14h às 19h (domingo) e das 13h às 18h (segunda-feira).

O modelo didático Mamamiga foi idealizado pelo médico Thadeu Provenza, fundador da Asprecam, e é um protótipo de mama usado para oferecer a experiência tátil das principais situações encontradas pelo toque, além de outras informações. Durante o evento, voluntárias da Asprecam vão orientar as pessoas sobre o reconhecimento de sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce.


Além das demonstrações com o simulador, a programação inclui serviços gratuitos oferecidos pela Clínica Melavie. A ação também contará com a participação de Laura Cardoso e Andrea Soares, profissionais que apresentarão o projeto de reconstrução mamilar em 3D, Biomama, desenvolvido para mulheres mastectomizadas. As próteses, produzidas em silicone especial e personalizadas conforme as características de cada paciente, ajudam a resgatar a autoestima e o bem-estar após o tratamento oncológico.

Na segunda-feira (13), o evento também terá um momento de relaxamento com a equipe da Sahaja Yoga, que promoverá uma experiência de meditação gratuita, aberta ao público. De acordo com Mônica Bessa Reis, presidente da Asprecam e responsável pelo Movimento Mamamiga pela Vida, a proposta é unir informação, acolhimento e cuidado. "Nosso objetivo é que as pessoas interajam, aprendam e também se sintam acolhidas. Além da conscientização sobre o câncer de mama, o evento vai oferecer momentos de relaxamento e autoestima. A ideia é mostrar que há caminhos para o bem-estar e para o resgate da autoconfiança", destaca Mônica.

Para reforçar o compromisso do projeto em envolver toda a família na campanha do Outubro Rosa, durante os dois dias, serão distribuídos folders educativos sobre o autocuidado e balões para as crianças. A gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, destaca que a ação reforça a importância do autocuidado e da empatia em um mês simbólico para a luta contra o câncer de mama. "Outubro é um mês de reflexão, união e cuidado. Ao abrir nossas portas para o projeto Mamamiga, buscamos contribuir para que mais pessoas tenham acesso à informação, à prevenção e a momentos de acolhimento e autocuidado. É uma ação que tem tudo a ver com o papel social do Minas Shopping", ressalta Ana Paula.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.