Fujifilm lança ressonância magnética 100% livre de hélio líquido no Brasil
Tecnologia pode reduzir em até 95% o tempo de inatividade e gerar economia significativa ao longo do tempo para hospitais e clínicas
DEUSARINA SANTANA
10/10/2025 10h38 - Atualizado há 11 horas
Fujifilm
São Paulo, outubro de 2025 – A Fujifilm, líder mundial em produtos e serviços fotográficos e referência no segmento de healthcare por meio de equipamentos e soluções de imagem, anuncia a chegada ao Brasil do Echelon Smart ZeroHelium,a primeira ressonância magnética da companhia totalmente livre de hélio líquido disponível no país. Lançada no Japão em abril de 2024, a tecnologia chega para transformar a forma como o segmento de saúde realiza exames, com impacto direto nos custos operacionais, na eficiência clínica e na sustentabilidade, já que retira de seu sistema um recurso não renovável e escasso na Terra.
Ao contrário das ressonâncias magnéticas convencionais, que dependem de hélio líquido para manter os ímãs supercondutores em temperaturas estáveis, o novo modelo elimina totalmente o uso desse recurso de alto custo. Com isso, oferece maior estabilidade, reduz gastos de manutenção e diminui riscos operacionais, por dispensar tanto os sistemas de tubo “quench” — mecanismo de segurança que libera o hélio em caso de falha para evitar acidentes — quanto o reabastecimento do elemento, que pode gerar despesas significativas para hospitais e clínicas. A instalação também se torna mais simples, demanda menos infraestrutura e ocupa menos espaço físico em comparação aos modelos tradicionais.
“Devido à necessidade de realocar recursos, reduzir riscos operacionais e a crescente busca para tornar clínicas e hospitais mais sustentáveis, o mercado já procurava por alternativas com baixíssimo ou nenhum consumo de hélio. O Echelon Smart ZeroHelium chega justamente para atender a essa demanda, unindo tecnologia, segurança e sustentabilidade”, afirma Emerson Stein, diretor da divisão médica da Fujifilm no Brasil.
O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber o equipamento, que também incorpora recursos de inteligência artificial e softwares avançados para acelerar todas as etapas do exame. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que protocolos acelerados de ressonância podem reduzir em até 75% o tempo dos exames, diminuindo entre 21% e 65% o consumo de energia e as emissões de carbono por procedimento.
Do ponto de vista clínico, radiologistas destacam a qualidade e a rapidez dos exames, enquanto gestores hospitalares reforçam a praticidade e segurança do sistema, capaz de retomar seu funcionamento em até 2 horas após incidentes — contra até 15 dias de inatividade em modelos convencionais, o que representa até 95% menos tempo de parada.
Com capacidade para realizar mais de 60 exames por dia, o Echelon Smart ZeroHelium alia potência e eficiência energética, incluindo o recurso Smart Eco Plus, que ajusta automaticamente o consumo durante períodos de menor necessidade de resfriamento. Em uma projeção de 10 anos, estima-se que a economia média para hospitais e clínicas brasileiras chegue a R$ 500 mil apenas em custos relacionados ao hélio.
Ao trazer essa inovação para o Brasil, a Fujifilm reforça seu compromisso em alinhar tecnologia de ponta à sustentabilidade, preparando o país para se tornar uma referência na adoção de soluções de imagem mais seguras, acessíveis e ambientalmente responsáveis.
Sobre a Fujifilm Brasil Fundada em 1958, a FUJIFILM do Brasil Ltda, subsidiária da FUJIFILM Holdings América Corporation, atua nos segmentos de Imagem, Saúde e Soluções para Negócios com o propósito de inovar sempre, oferecendo produtos e soluções que impactem de forma positiva a cultura, ciência, tecnologia e indústria de nosso país. Nosso amplo portfólio reflete uma das mais consolidadas empresas do mercado e visa o valor social e a melhoria contínua na saúde, na expressão e na vida dos brasileiros. Quer saber mais, visite Fujifilm.
Contato Imprensa | Máquina [email protected] Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
[email protected]