J. Mendes levou o projeto “Cantando e Contando Histórias” a Congonhas nos dias 06 e 07 de outubro

Iniciativa pretendeu fomentar o orgulho pela diversidade cultural brasileira entre o público infantil e educadores

CLáUDIA CARNEVALLI
10/10/2025 10h59 - Atualizado há 13 horas

J. Mendes levou o projeto “Cantando e Contando Histórias” a Congonhas nos dias 06 e 07 de outubro
Rodrigo Cordeiro

O projeto “Cantando e Contando Histórias” chegou a Congonhas/MG  nos dias 06 e 07 de outubro. A iniciativa teve como tema central a riqueza da cultura popular do Brasil. As atividades foram gratuitas e abertas ao público geral, e realizadas em uma escola pública.

A ação contemplou duas  atividades principais, uma delas foi a circulação de um espetáculo de artes cênicas, feito para as crianças, familiares e educadores na formação. A outra foi o minicurso de formação de educadores em 3 oficinas: "Educando pela brincadeira", "Contação de histórias" e "Música e movimento", que acompanham a doação de kits de livros. 

Os objetivos do projeto incluíram o fomento do orgulho pela diversidade cultural brasileira, para ressaltar a riqueza e variedade; além disso, buscaram valorizar a cultura popular como uma ferramenta educacional enriquecedora, abordando alguns elementos, como histórias, cantigas, cordéis, brincadeiras e folclores. 

O projeto também buscou estimular a criatividade, habilidade de escuta e sensibilidade, proporcionando um encantamento educativo através de um espetáculo interativo, também oferecendo atividades para toda a comunidade escolar.  

Através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cantando e Contando Histórias” teve a produção da Scorsolino Produções, apoio da Komedi Projetos e da J. Mendes, e realização pelo Ministério da Cultura, Governo Federal - Do lado do povo brasileiro.

"É de grande satisfação para o Grupo J. Mendes conseguir beneficiar a sociedade em que estamos inseridos, deixando um legado com a contribuição de patrocínios em projetos sociais, educacionais, profissionalizantes, assistenciais, esportivos e que falem sobre saúde e bem-estar, objetivando a qualidade de vida da população através do Incentivo Fiscal”, afirma Marcelo Oliveira, diretor de pessoas do Grupo J. Mendes.

Sobre a J. Mendes: Há mais de 50 anos, em dezembro de 1967, nascia a J.Mendes, mineradora fundada pelo empresário mineiro José Mendes Nogueira. Ao longo de sua operação ampliou seus negócios voltando sua estratégia aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação. Os constantes investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento colocam a J.

Mendes entre as empresas mais reconhecidas do Brasil. Desde sua fundação, acredita no desenvolvimento social, ambiental e econômico como propulsores de uma sociedade justa, inovadora, sustentável e humanitária, prezando assim, por gestão corporativa responsável e ética e comprometida, sobretudo, com o progresso do País. J. Mendes, juntos transformamos riquezas minerais em desenvolvimento!

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Cantando e Contando Histórias” em Congonhas/MG
06 e 07 de outubro - Escola Municipal Senhor Odorico Martins da Silva
 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
[email protected]


FONTE: Rodrigo Cordeiro
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.