Dia Nacional da Leitura: hábito de ler do brasileiro tem queda e tempo de tela aumenta, diz pesquisa

No último ano, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro. Educadoras falam sobre importância do incentivo à leitura desde a Educação Infantil para tentar reverter essa realidade

KASANE COMUNICAÇÃO
08/10/2025 09h34 - Atualizado há 5 horas

Dia Nacional da Leitura: hábito de ler do brasileiro tem queda e tempo de tela aumenta, diz pesquisa
Reprodução.
Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita. Crucial em todas as fases da vida, a leitura é responsável por estimular o raciocínio, ampliar o vocabulário, aguçar a capacidade interpretativa, além de propiciar ao leitor uma expansão de conhecimento sobre os mais variados assuntos. Mas, segundo dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, conduzida pelo Instituto Pró-Livro (IPL) desde 2007, somente no ano passado, 53% dos brasileiros não leram nenhum livro e 73% não completaram a leitura de um único livro. Nos últimos quatro anos, houve uma queda de 7 milhões de leitores no Brasil. 46% dos entrevistados argumentaram que falta tempo para ler, 9% preferem outras atividades e 8% não têm paciência para ler. Já o tempo de tela do público leitor aumentou 87%, e eles mencionaram que o que mais gostam de fazer no tempo livro é ‘ficar na Internet’. Não à toa, o brasileiro fica, em média, 9 horas e 16 minutos por dia no ambiente on-line.

Para Tatiana Santana, diretora pedagógica do Colégio Externato São José, compreender a importância dos livros e da leitura é uma atitude necessária não somente para os educadores e a instituição em si, mas também para os responsáveis pela criança, que também devem estar cientes dos benefícios que serão conquistados a curto, médio e longo prazo com essa prática. “Em casa, os pais e responsáveis precisam incluir momentos para leitura em família na rotina. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem mais atraídas para esse mundo e, assim, há a possibilidade de perpetuação de um hábito que seguirá por toda a vida”, enfatiza.


No Externato São José é realizado o chamado Escambo Literário, iniciativa que tem como objetivo fazer a leitura ‘circular’ entre os estudantes da instituição de ensino e estimular as descobertas por meio da literatura. Assim, os alunos dos 5°s e 6°s anos participaram da ação, organizada pela professora Ludmylla Canêdo. “Uma biblioteca a céu aberto foi montada no pátio da escola e uma árvore recheada de livros chamou a atenção dos nossos pequenos leitores”, explica Tatiana.
Para os pequenos, aprender a ler é o momento que marca o início de novas descobertas e muitas possibilidades que virão. Por isso, a pedagoga garante ser fundamental que a escola, em conjunto com a família, incentive o hábito nas crianças desde os primeiros anos escolares, a chamada primeira infância. “O contato com o livro, o ato de sentir o cheiro, identificar imagens, as texturas, interagir com as histórias, tudo isso auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças, na forma como reagem ao novo, ao belo, ao amor, ao susto, à raiva, e a tantos outros sentimentos”, afirma Tatiana.

Ainda segundo a educadora, quando a leitura é incentivada desde a primeira infância há uma desenvoltura positiva na melhoria do vocabulário e da fala, assim como no rendimento escolar. Tatiana também reforça que esse contato com a leitura desde essa fase estimula crianças a se tornarem jovens e adultos mais criativos, amplia e valorização pela cultura, melhora a escrita, incentiva a imaginação a atingir outras potencialidades de criação, além de estimular atitudes éticas e morais. “Os grandes autores estão sempre trabalhando lições e morais por trás da beleza das obras, isso é um grande benefício para o aprendizado”, acrescenta.

Dicas para se dedicar à leitura:
Para quem não tem o hábito de leitura e deseja adquirir, as educadoras dão algumas dicas para iniciar o processo de forma tranquila:

- Defina um horário: pode iniciar com 15 minutos e depois você vai adequando esse tempo. Como a leitura é um hábito de relaxamento, geralmente as pessoas gostam de fazer antes de dormir. Mas cada um pode definir o seu próprio melhor momento do dia para ler;

- Esqueça os eletrônicos: você já pensou em trocar alguns minutos que você gasta em frente ao celular, tablets, televisão, computadores, para realizar uma boa leitura?

- Escolha temas que você goste: para quem vai começar a ler agora, é preciso iniciar por obras de sua preferência, e não adianta começar por obras difíceis e densas.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.