Telma Abrahão participa de imersão em Stanford e explora o futuro da inteligência artificial na saúde mental

Neurocientista brasileira referência em desenvolvimento infantil viaja ao epicentro da inovação tecnológica para aprofundar estudos sobre o impacto da IA na neurociência e na saúde emocional

MáRCIA STIVAL ASSESSORIA
10/10/2025 11h05 - Atualizado há 17 horas

Telma Abrahão participa de imersão em Stanford e explora o futuro da inteligência artificial na saúde mental
Telma Abrahão - Divulgação

A neurocientista e especialista em desenvolvimento infantil Telma Abrahão, criadora da Educação Neuroconsciente e autora dos best-sellers “Pais que evoluem” e “Educar é um ato de amor, mas também é ciência”, esteve nesta semana na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos – uma das mais prestigiadas instituições do mundo – para acompanhar de perto os avanços da inteligência artificial aplicada à saúde mental, à neurociência e à educação.

Localizada no coração do Vale do Silício, Stanford é considerada o berço das grandes inovações tecnológicas que transformaram o mundo, tendo sido o ponto de partida para empresas como Google, Netflix e LinkedIn. Foi também lá que, ainda na década de 1950, nasceram as primeiras pesquisas em IA, com a criação do Stanford Artificial Intelligence Laboratory (SAIL), um dos centros pioneiros no tema.

Durante a visita, Telma acompanhou discussões sobre como a inteligência artificial vem sendo utilizada para mapear o cérebro, prever recaídas em quadros de depressão e analisar padrões de linguagem capazes de indicar riscos de suicídio, entre outras aplicações que estão revolucionando o cuidado com a mente humana.

“Estamos vivendo um momento histórico, em que tecnologia e humanidade se encontram para transformar a forma como entendemos o sofrimento emocional e o comportamento humano. A IA não vem para substituir o olhar humano, mas para potencializar nossa capacidade de compreender, prevenir e cuidar. Meu propósito é levar esse conhecimento para profissionais que desejam liderar essa nova era da saúde mental”, afirma Telma.

Reconhecida internacionalmente por unir ciência e parentalidade, Telma Abrahão é autora de 15 livros e a única brasileira convidada pela Amazon a publicar 12 obras exclusivas sobre parentalidade, disponíveis em mais de 15 países. Sua atuação global como palestrante e educadora reforça seu compromisso com a atualização constante e com a disseminação do conhecimento científico de forma acessível e transformadora.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCIA ROSANE STIVAL
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.