Um novo projeto vai fortalecer a infraestrutura elétrica do Oeste catarinense, com a construção da Subestação Treze Tílias (138 kV) e a ampliação da Subestação Catanduvas, aumentando a confiabilidade e a capacidade de fornecimento de energia para consumidores residenciais, industriais e agrícolas da região. A obra, executada pela Quantum Engenharia, representa um avanço estratégico para o sistema elétrico estadual.
A nova unidade, que terá potência de 26 MVA, representa um importante avanço para o sistema de transmissão local, garantindo maior estabilidade e segurança no atendimento à crescente demanda energética. O projeto inclui desde a construção da infraestrutura geral da subestação até a instalação de equipamentos de última geração, como transformadores, disjuntores e alimentadores.
“Esse investimento traz mais robustez ao sistema elétrico e reduz o risco de interrupções, além de preparar a região para suportar a expansão da demanda energética nos próximos anos. É um trabalho de alta complexidade técnica e relevância estratégica para o desenvolvimento econômico do Oeste de Santa Catarina”, explica Guilherme Souza, Coordenador do Departamento de Distribuição e Transmissão de Energia da Quantum Engenharia.
Além da nova subestação, a Quantum executou a ampliação da Subestação Catanduvas, que inclui a construção de novos bays para conexão ao sistema da Subestação Treze Tílias, além de adequações nos bays existentes que recebem as linhas de Ponte Serrada e Herval do Oeste. Essa interligação permitirá o aumento da capacidade de distribuição e a diversificação das rotas de transmissão, tornando o sistema mais resiliente e confiável.
Com a conclusão do projeto, a região terá um salto em eficiência energética, ampliando as condições para novos investimentos e impulsionando setores estratégicos da economia local.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Leticia de Faria Avila Santos
[email protected]