No dia dos professores, Disal destaca capacitação de docentes como um diferencial de carreira

Formação precária, vínculos frágeis e desinteresse pela docência compõem cenário de desafios enfrentados pelos educadores do país

FERNANDA VENTURA
09/10/2025 15h33 - Atualizado há 10 horas

No dia dos professores, Disal destaca capacitação de docentes como um diferencial de carreira
Banco de Imagens - Freepik

No dia 15 de outubro, o Dia do Professor é comemorado no Brasil. A data chega no momento em que o país registra um marco no setor educacional: de acordo com a pesquisa Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental, são 2.3 milhões de docentes nas redes públicas de ensino, o maior número já alcançado. Entretanto, o dado esconde desafios persistentes na formação e valorização da classe. Pensando em trazer soluções para esses desafios, a Disal, referência no mercado editorial, traz ferramentas e materiais para capacitação de profissionais de ensino.

A pesquisa ainda mostra que com mais de 50% dos professores das redes estaduais atuando em contratos temporários e 1 em cada 3 docentes do ensino médio lecionando fora de sua área de formação, o país enfrenta um cenário desafiador na seara de capacitação efetiva desses profissionais.

“Queremos ser agentes ativos na transformação da educação, apoiando a habilitação e valorização dos professores com recursos e programas que realmente fazem a diferença no cenário, pensando sempre no fortalecimento desse pilar tão importante da sociedade que é o ensino e a formação crítica da juventude brasileira”, pontua Lyrica Seki, gerente de marketing da Disal.

Atuante no setor educacional há mais de 50 anos, a Disal destaca seu papel estratégico como parceira dos educadores e instituições de ensino. Por meio de uma gama de soluções, como a distribuição de materiais didáticos, a promoção de congressos educacionais, seminários e eventos voltados para o aprimoramento das práticas pedagógicas.

Essas iniciativas são pensadas para oferecer não apenas conteúdo, mas ferramentas práticas, atualização constante e espaço de trocas e experiências entre profissionais, elementos fundamentais para enfrentar os desafios do cotidiano escolar e elevar a qualidade do ensino. Confira os materiais pensados para a capacitação dos educadores. https://www.disal.com.br/

Eventos

No mês de outubro a Disal estará presente em dois eventos voltados para a capacitação de professores de língua estrangeira, que acontecem na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Campus de Ondina, em Salvador, Bahia. A distribuidora participa dos encontros como fornecedora de materiais didáticos para o ensino das línguas espanhola e francesa.

Realizado entre os dias 14 e 17 de outubro, o XXIV Congresso Brasileiro de Professores de Francês terá como temática a língua francesa em sua diversidade diante do desafio da contemporaneidade. Com o intuito de incentivar o diálogo interdisciplinar entre, docentes, discentes e pesquisadores, o evento busca fomentar a troca de saberes voltados para os espaços de ensino, pesquisa e extensão ligados à língua francesa.

Entre 27 a 31 de outubro, é a vez do XXI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, com o tema central “um percurso de rupturas e continuidades do espanhol no Brasil: ontem, hoje e amanhã”. Propondo debates e reflexões em torno da situação do espanhol no contexto brasileiro de ensino, promovendo e visibilizando o engajamento de professores, estudantes e, ainda, das diversas associações de docentes de todo o país, é reconhecido como um tradicional evento do hispanismo brasileiro.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA CRISTINA VENTURA MANERA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.