Rede municipal intensifica cuidados com a visão no Dia Mundial da Visão

Consultas oftalmológicas registram aumento e programas escolares ampliam triagem e entrega de óculos para crianças e adolescentes em São Paulo.

Redação - Itaquera em Notícias
09/10/2025 14h53 - Atualizado há 16 horas

Rede municipal intensifica cuidados com a visão no Dia Mundial da Visão
Imagem: Divulgação / SMS - Prefeitura de SP

No Dia Mundial da Visão, celebrado nesta quinta-feira (9), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça as ações voltadas à prevenção e ao tratamento de doenças oculares na cidade de São Paulo. O atendimento começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizam os primeiros encaminhamentos para serviços especializados, como Ambulatórios de Especialidades (AEs), Hospitais Dia (HDs) e AMAs de Especialidades (AMAs-E).

Entre 2021 e 2024, o número de consultas oftalmológicas realizadas na rede municipal cresceu mais de 40%. Somente no último ano foram registrados 985 mil atendimentos, número superior aos 879 mil de 2023. De janeiro a julho deste ano, já foram contabilizadas quase 595 mil consultas. O aumento reflete a ampliação dos serviços e da oferta de exames para diagnóstico precoce de alterações visuais.

Além da atenção básica, o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, realiza triagens e encaminhamentos oftalmológicos em unidades de ensino da capital. Em 2024, mais de 142 mil alunos participaram das ações, resultando na entrega de cerca de 21 mil óculos e no encaminhamento de 1,4 mil estudantes para avaliação especializada.

A SMS também alerta para os riscos do uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes. O hábito pode contribuir para o aumento da miopia e causar desconfortos como ressecamento e fadiga ocular. As orientações incluem limitar o tempo de exposição, fazer pausas frequentes e incentivar atividades ao ar livre, que auxiliam na prevenção de problemas visuais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a miopia deve atingir metade da população mundial até 2050. Diante desse cenário, a Secretaria reforça a importância das consultas regulares e da busca por atendimento nas unidades municipais, que podem ser localizadas pelo portal Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.