A seleção brasileira de parabadminton teve um desempenho dominante no Internacional de Abia de Parabadminton, realizado em Abia, na Nigéria, e encerrado neste domingo (5). O país conquistou ao todo 15 medalhas, sete ouros, três pratas e cinco bronzes.
Com três ouros, Marcelo Conceição foi o grande nome da competição. Ana Carolina Reis, com dois ouros e um bronze, foi outra que se destacou. Juscileia Silva e Vinícius Costa ganharam um ouro e uma prata, enquanto Mikaela Costa faturou uma prata e um bronze. Para completar, Dheyvid Almeida foi prata, Davi Lima ganhou dois bronzes e Bruna Vasconcellos um bronze.
As primeiras medalhas foram conquistadas já no sábado. Em chaves disputadas em pontos corridos, Marcelo Conceição foi campeão nas duplas mistas WH 1 - WH 2 ao lado da peruana Silvia Arizapana e Juscileia Silva subiu no lugar mais alto do pódio nas duplas femininas da mesma classe ao lado da mesma atleta do Peru, enquanto Dheyvid Almeida e Vinícius Costa foram vice-campeões nas duplas masculinas SH6. Para completar, o Brasil garantiu mais cinco bronzes com os atletas que foram eliminados nas semifinais: Ana Carolina Conceição Reis (duplas mistas SL 3 - SU 5), Mikaela Almeida (duplas mistas SL 3 - SU 5), Bruna Vasconcellos (simples feminina SU 5) e David Lima (simples e duplas masculinas SU5).
Finais de domingo
Assim, o Brasil chegou ao domingo com dois ouros, uma prata e cinco bronzes já conquistados e ainda tinha mais sete finais para disputar. Ao todo, foi campeão mais cinco vezes e ficou com mais dois vice-campeonatos no último dia da competição.
Marcelo Conceição foi campeão no simples masculino WH1, ao derrotar o egípcio Mohamed Rashad Ahmed por 2 sets a 0 (21/7 e 21/11). Ele também subiu ao topo do pódio nas duplas mistas WH1-WH2, ao lado da peruana Silvia Denith Silva Arizapana, superando os egípcios Ahmed e Shaimaa Samy Abdellatif, também por 2 sets a 0 (21/17 e 21/13).
No feminino, Ana Carolina Coutinho Reis teve atuação igualmente destacada, conquistando o ouro no simples SL4, com vitória sobre a nigeriana Chinyere Lucky Okoro por 2 sets a 0 (21/6 e 21/14). Ana ainda faturou o segundo título nas duplas femininas SL3-SU5, jogando ao lado da peruana Jenny Bertha Ventocilla Huarcaya, vencendo Danyele Cendrah Makeu Mouandjo (Camarões) e Diana Rojas Golac (Peru) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16).
Mais conquistas brasileiras
O quinto ouro do Brasil no domingo e sétimo no campeonato veio com Vinícius de Oliveira Costa, campeão no simples masculino SH6. Em uma final emocionante, ele superou o peruano Nilton Quispe Ignacio por 2 sets a 1 (24/22, 21/23 e 21/19), garantindo mais um título para o país.
O Brasil também conquistou duas medalhas de prata neste domingo. Mikaela da Costa Almeida foi vice-campeã no simples feminino SU5, após ser superada por Diana Rojas Golac (Peru) por 2 sets a 0 (16/21 e 16/21). Já Juscileia de Carvalho Silva ficou com a prata no simples feminino WH1, em partida equilibrada contra Mary Mabwat Nathan (Nigéria), decidida por 2 sets a 1 (5/21, 21/18 e 21/17).
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YGOR GABRIEL RESENDE DA SILVA
[email protected]