Seminário de Turismo Sustentável deixa legado de muitas ideias, negócios e muitos aprendizados

FIO COMUNICAçãO
06/10/2025 16h46 - Atualizado há 4 horas

Seminário de Turismo Sustentável deixa legado de muitas ideias, negócios e muitos aprendizados
Foto: Divulgação - Um dos painéis do terceiro dia da SITUS, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

 

O III Seminário Internacional de Turismo Sustentável – SITUS 2025, realizado de 23 a 25 de setembro na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, consolidou-se como o maior encontro latino-americano dedicado ao turismo sustentável. Sob o lema “Preservar é Prosperar”, o evento reuniu aproximadamente 2.000 participantes de 80 cidades do Brasil, das Américas e da Europa, entre gestores públicos, representantes do trade, sociedade civil, ONGs, imprensa e estudantes.

 De pesquisadores a empreendedores, de lideranças comunitárias a gestores públicos, o SITUS 2025 reuniu representantes nacionais e internacionais que compartilharam experiências bem-sucedidas, marcando três dias de intensa construção coletiva e capacitação. Os debates trouxeram casos inspiradores e práticas inovadoras que conectam preservação ambiental, geração de renda e inclusão social, refletindo também a força crescente da liderança feminina na formulação de políticas, no empreendedorismo e na inovação voltada ao turismo sustentável.

 

Três dias de debates e construção coletiva

 A programação foi estruturada em três eixos:

Dia 1 – Políticas Públicas: trouxe painéis sobre casos globais, parcerias estratégicas, PPPs e integração entre turismo, cultura e meio ambiente.

Dia 2 – Operações e Infraestrutura: destacou experiências de turismo regenerativo, sustentabilidade em grandes eventos, turismo azul e tecnologia aplicada a praias inteligentes.

Dia 3 – Marketing e Promoção de Destinos: explorou o papel do guia de turismo, a força do cinema e do entretenimento como indutores de viagens, gastronomia como identidade cultural e storytelling para promoção internacional.

No total, foram mais de 60 palestrantes nacionais e internacionais, vindos da Catalunha, México, Dinamarca, Argentina, Islândia, entre outros países, além de lideranças brasileiras de secretarias estaduais e municipais.

 Paralelamente ao seminário, a Embratur promoveu um workshop voltado a destinos sustentáveis e ao turismo de base comunitária e azul, conduzido pelos professores Augusto Sales (FGV EBAPE) e Szilvia Gyimóthy (Copenhagen Business School), com a participação de 20 municípios fluminenses. O encontro teve como objetivo ouvir os gestores locais, identificando desafios e soluções para o fortalecimento do turismo sustentável e azul. As contribuições resultaram na Carta do Rio: Municípios pela Sustentabilidade no Turismo, documento que foi distribuído internacionalmente a 10 clusters parceiros da ICN e entregue à Embratur, reforçando a qualificação e promoção dos destinos do Estado do Rio.

 Outras atividades complementares foram realizadas como experiências de campo, com visitas a sete fazendas e empreendimentos rurais, no município de Paty do Alferes, com destaque para o Parque Fazenda Monte Alegre, Fazenda Nosso Vilarejo, Fazenda da Luz, entre outros locais na região Sul do Estado. Os participantes tiveram a oportunidade de ver de perto técnicas de agricultura regenerativa, produção local sustentável, integração da natureza ao turismo, muitas nascentes sendo revitalizadas e muita conservação territorial.

 Na Cidade das Artes, o SITUS também promoveu a Feira de Negócios Territórios Criativos, com soluções em economia circular, tecnologia verde e inclusão produtiva, e o Pitch Challenge, conectando startups a investidores e gestores públicos. Essas iniciativas ampliaram o impacto do seminário ao transformar debates em ação.

 

Salvador recebe a primeira edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável no Nordeste

 

A capital baiana sediará a quarta edição da SITUS, no dia 31 de março de 2026. A cidade reunirá lideranças, comunidades e empreendedores para discutir como a preservação da cultura e do patrimônio histórico podem ser motor de desenvolvimento. Com o lema Preservar é Prosperar, o SITUS Nordeste vai além dos pontos turísticos tradicionais para revelar as muitas histórias, saberes e riquezas que ainda precisam ser contadas, valorizadas e compartilhadas com o mundo.

 O INTUS faz a ponte entre esse patrimônio único e a inovação internacional, conectando o Brasil a redes e startups de diversos países, em um movimento que transforma identidade em prosperidade, destacando roteiros sustentáveis e colocando o Brasil  no mapa do turismo global. Com essa edição na capital baiana, será uma grande oportunidade para que toda a região troque ideias e apresentem projetos, como explica Ricardo Carvalho, presidente do INTUS.

“ Queremos mostrar que o nordeste tem muito mais a oferecer que os cartões- postais. Queremos mostrar os tesouros de cada região, fazendo com que se transformem nos protagonistas dessas mudanças. Esperamos que o Situs seja um grande caminho para isso “ , ressalta Carvalho

Salvador, primeira capital do Brasil e símbolo da diversidade cultural do país, será palco de debates estratégicos e experiências que prometem inspirar novos modelos de desenvolvimento baseados na identidade e na valorização do patrimônio histórico e cultural.  A IV edição do SITUS vai contar com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (SECIS)

“Salvador é uma cidade que respira história, natureza e diversidade cultural. Receber um evento internacional como o SITUS é uma oportunidade valiosa para mostrarmos ao mundo como é possível conciliar preservação ambiental, valorização do patrimônio e desenvolvimento econômico sustentável. Vamos colocar em evidência nossas boas práticas e também aprender com experiências de outras regiões e países. O turismo do futuro passa pelo respeito ao meio ambiente e à identidade dos territórios, e Salvador está pronta para liderar esse caminho no Nordeste”, concluiu o secretário do SECIS, Ivan Euler.

 

 INTUS E SITUS

Promovido pelo INTUS – Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe, o SITUS 2025 reforçou que o turismo sustentável não é apenas tendência, mas um caminho concreto para prosperidade econômica com responsabilidade social e ambiental.

O SITUS 2025 foi apresentado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Turismo, além da Turisrio, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo do Rio, Orla Rio e Orla Brasil, Ministério do Turismo e do Governo Federal e Embratur.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLAUDIA DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.