Às vésperas da
COP30, a
Giros Filmes fará em São Paulo a primeira exibição da série documental "Biomas e Bioeconomia: Um Futuro Possível". Será nesta quinta-feira, 2 de outubro de 2025, no Cinemark Shopping Eldorado para uma plateia formada por ativistas, pesquisadores e executivos envolvidos na causa ambiental.
Com previsão de lançamento no mês do meio ambiente, em junho de 2026, os seis episódios reconhecerão experiências brasileiras de como gerar valor para as comunidades, nos principais biomas brasileiros, preservando o meio ambiente. Resultado de um profundo trabalho de pesquisa realizado por três anos, a série é dirigida pelo documentarista Belisário Franca, cujo documentário "Menino 23 – Infâncias Perdidas" no Brasil entrou na pré-lista do Oscar de Melhor Documentário de 2017.
Sobre a Giros Filmes A Giros Filmes atua há quase 30 anos no mercado audiovisual explorando diversos gêneros e formatos para TV, cinema e streaming. São mais de 70 obras produzidas, entre filmes e séries, exibidas em mais de 40 canais nacionais e internacionais como HBO, TV Globo, Arte 1, BBC, History, Discovery e Universal TV, além de plataformas de streaming como Globoplay e Max. A empresa é formada pelos sócios Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães.
Em documentários, a produtora acumula prêmios e indicações nos festivais mais importantes do Brasil e do mundo. Em 2016, o documentário Menino 23 teve a honra de figurar na long-list do Oscar e, em 2024, a série documental Massacre na Escola se consagrou finalista do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro.
Entre outros prêmios de prestígio mundial, a Giros já esteve entre os ganhadores do NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), GP do Cinema Brasileiro, Festival de Gramado, Documenta Madrid e Montreal Black Film Festival.
Conheça mais sobre a história da Giros
aqui.