Desfossilização a jato

Mudanças Climáticas

Renato Nalini
01/10/2025 07h15 - Atualizado há 4 horas

Desfossilização a jato
Domínio Público
            O Plano de Ação Climática de São Paulo prevê “Net-Zero” em 2050. É a desfossilização integral da cidade. Fala-se geralmente em “descarbonização”, mas o verbete correto é “desfossilização”. Livrar a humanidade dos combustíveis fósseis que emitem gás carbono e outros venenos que causam o aquecimento global e fazem com que o clima seja inimigo da vida. Principalmente da vida humana.
            Em São Paulo, o Prefeito Ricardo Nunes caminha rapidamente rumo à eletrificação da frota de ônibus que atende à população. Além dos 841 em uso, entregou agora mais 100. Logo se chegará ao milésimo ônibus elétrico. Isso significa redução significativa da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Simultaneamente, o prefeito autoriza as empresas a se servirem do biometano, gás natural não fóssil que é até mais benéfico em termos ecológicos. Pois significa economia circular e logística reversa concreta. “Do berço ao túmulo”: os resíduos orgânicos são transformados em biometano e isso significa fazer do lixo uma energia e atender às necessidades humanas.
            Também já se autorizou as empresas de ônibus a adotarem o processo BESS, que as torna menos dependentes da concessionária de distribuição de energia elétrica. E você, paulistano: como pode ajudar nesse projeto de tornar a cidade mais agradável, mais resiliente, com qualidade de vida adicional ao morador da megalópole?

            De muitas formas: usando transporte coletivo, em lugar de veículo particular. Andando mais a pé. Usando bicicleta. Economizando água e energia. E torcendo para que as coisas caminhem bem na maior cidade da América Latina e que está a jato rumo a um elevado grau civilizatório: uma cidade sem gás carbônico e outros venenos que empesteiam a atmosfera.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.