O valor de uma agência na comunicação estratégica

O impacto das soluções integradas revela o poder da comunicação como alavanca de negócios

CID LUIS DE OLIVEIRA PINTO
29/09/2025 22h21 - Atualizado há 3 horas

O valor de uma agência na comunicação estratégica
Divulgação
Por Cid Luís De Oliveira Pinto*** 

A comunicação corporativa não é mais o que era — e isso é uma excelente notícia. Com o avanço do digital e da inteligência artificial, empresas precisam mais do que visibilidade: precisam de estratégia, consistência e conexão autêntica com seus públicos. Hoje, não basta falar apenas com jornalistas e influenciadores: é preciso desenhar planos que contemplem todos os públicos de interesse de uma empresa, em múltiplos pontos de contato, seja no meio online ou fora dele. Para cada um deles, uma narrativa e uma abordagem integrada. A comunicação deixou de ser tática. Ela é, cada vez mais, uma alavanca de negócios.


Nesse cenário, o modelo tradicional de assessoria de imprensa perde protagonismo e ganha relevância o trabalho de agência que entrega soluções integradas de comunicação, customizadas segundo a necessidade de cada cliente. Isso implica estratégia, produção e mensuração de resultados que consideram qualquer ponto de contato para publicação (seja ele on ou offline), combinando o trabalho de Assessoria de Imprensa (PR) com Conteúdo Digital, Experiências de Marca e ferramentas como a Inteligência Artificial Generativa. Empresas têm buscado parceiros capazes de oferecer mais do que visibilidade: procuram consistência, estratégia e capacidade de gestão em todas as frentes da comunicação.

É comum que clientes cheguem à Alfapress em busca de assessoria de imprensa e descubram, na prática, um conjunto muito mais amplo de entregas. No caso da Campo Limpo Embalagens, por exemplo, o trabalho de PR se expandiu para uma agenda de relacionamento com veículos nacionais, posicionamento de executivos em seminários e congressos, sugestões de conteúdo para LinkedIn, participação em podcasts, experiências de marca para jornalistas e inscrição em prêmios setoriais.

Outro exemplo vem da Usina Santa Terezinha, em que a comunicação integrada envolve redes sociais, campanhas de endomarketing, assessoria de imprensa (como ação de divulgação da parceria recente com a TIM), produção dos Relatórios de Sustentabilidade há três anos e criação de conteúdos audiovisuais alinhados à estratégia digital. 

Casos como esses mostram como a comunicação, quando pensada de forma global, potencializa resultados. A diversidade de entregas sustenta o que considero o diferencial: a capacidade de oferecer visão ampla e consistência no longo prazo.

Os resultados confirmam essa percepção. Em 2025, a Alfapress já registra crescimento de 35% no faturamento e a entrada de dez novos clientes. Números que indicam não apenas expansão, mas também a consolidação de um modelo de atendimento baseado em confiança, qualidade e integração.

Mais do que um diferencial competitivo, essa lógica se mostra como uma necessidade do mercado. O propósito é claro: construir relações sólidas, oferecer excelência em cada projeto e apoiar empresas na conquista de seus objetivos, dentro e fora do Brasil. Quando feita de forma integrada, a comunicação não é apenas suporte — é uma das principais alavancas de negócios. 

Cid Luís de Oliveira Pinto é diretor da Alfapress Comunicações e especialista em Comunicação Estratégica, Media Training e Gestão de Crise; membro da RBCE Rede Brasileira de Comunicação Empresarial, ex-editor do Correio Popular de Campinas e ex-chefe de reportagem do SBT Campina

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CID LUIS DE OLIVEIRA PINTO
[email protected]


FONTE: www.alfapress.com.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.