Estão abertas, até 27 de outubro, as inscrições do Edital de Cinema 2025, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão selecionadas 25 obras audiovisuais, em fase de pós-produção ou comercialização.
Cada filme selecionado receberá patrocínio de R$ 600 mil, condicionado ao compromisso de exibição pública em cinema ou plataforma de streaming entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2026. A chamada pública apoiará produções em cinco segmentos: ficção comercial, ficção autoral, documentário, animação e selecionados em festivais.
Ficção comercial abrange longametragens que priorizam retorno financeiro, sem prejuízo da qualidade artística e técnica. Já ficção autoral reúne obras que buscam reconhecimento técnico e artístico no mercado internacional. E a categoria "selecionados em festivais tem como objetivo ampliar as chances de que obras brasileiras recebam reconhecimento em premiações internacionais.
O BNDES retoma o apoio ao setor depois de um hiato de nove ano. "Ao longo de sua história, o BNDES já apoiou mais de 400 filmes. Investimento que foi interrompido por gestões que ignoravam a importância da produção cultural no Brasil. Agora, no governo do presidente Lula, o Banco retomou o compromisso de apoiar o cinema nacional porque acredita na indústria do audiovisual e no potencial que ela tem de gerar de novos empregos", afirmou o presidente Aloizio Mercadante.
"O audiovisual brasileiro é uma das expressões mais potentes da nossa cultura e também um setor estratégico da economia criativa. A volta deste edital do BNDES representa um estímulo fundamental para a diversidade de narrativas, a geração de empregos e a projeção internacional da nossa produção", afirma a ministra da Cultura Margareth Menezes. "Investir no cinema é investir no Brasil, na valorização da nossa identidade e no fortalecimento de uma cadeia produtiva que move cultura, inovação e desenvolvimento."
Conheça o edital completa e inscreva sua obra
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]