Campinas recebeu nos dias 16 e 17 de setembro a edição sustentabilidade do Arte de Inovar com Maratona de Inovação, projeto pioneiro que une teatro, cultura e oficinas criativas de inovação para engajar estudantes no desenvolvimento de soluções para problemas ambientais reais. Realizado pela Loa Produções Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Siemens Energy, por meio da Fundação Siemens, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento reuniu 588 participantes na Escola Estadual Dona Veneranda Martins Siqueira.
A programação começou com o espetáculo teatral “Água à Vista”, da Cia. de Teatro Parafernália, que abordou a importância da preservação da água e do meio ambiente. No segundo dia, inspirados pela apresentação, os estudantes foram convidados a mergulhar em uma experiência criativa: oficinas de inovação no formato de ideathon com dinâmicas em grupo. Ao todo, 23 ideias foram desenvolvidas, desde aplicativos de conscientização até sistemas comunitários de coleta e reutilização de resíduos.
Entre as soluções premiadas se destacaram propostas que unem criatividade, tecnologia e o engajamento da comunidade. No período da manhã, a solução Projeto Expansão, uma proposta de aplicativo voltado à conscientização global sobre fauna e flora levou o 1º lugar; o Inova Water, plataforma para incentivar o descarte correto de resíduos e reduzir a poluição das águas ficou em 2º; e o JLC – Jogar Lixo Corretamente, uma proposta de aplicativo comunitário que orienta a população sobre práticas sustentáveis conquistou o 3º lugar.
Já no período da tarde, os vencedores foram: Rede Filtradores, uma proposta de rede de coleta de resíduos que recompensa moradores com pontos e prêmios; o MAM – Meio Ambiente Melhor, uma proposta de sistema de coleta instalado em locais de grande circulação; e a Reutilização Consciente, que propõe uma solução acessível com lixeira inteligente e recursos para deficientes visuais, com o objetivo de incentivar o reaproveitamento de materiais.
Para o coordenador de inovação e facilitador do evento, Wellington Sacheti, a maior conquista foi ver a mobilização dos jovens: “É impressionante como, quando damos espaço, eles conseguem trazer soluções criativas e ao mesmo tempo viáveis. Mais do que premiar ideias, o que vimos em Campinas foi a certeza do protagonismo jovem: consciente e transformador”, frisou.
A diretora da escola anfitriã, Edmarcia Teixeira Virgínio, também ressaltou o impacto da experiência para os estudantes. “Foi emocionante ver o engajamento de todos os participantes. O planeta é o nosso bem maior, e cuidar dele é nossa primeira missão nesse mundo. Esse projeto inspira conhecimento, vontade de ser mais atuante, contribuir e cuidar do meio ambiente”, destacou Edmarcia.
![]() |
“O Arte de Inovar com Maratona de Inovação prova que cultura não é apenas expressão artística, mas também uma poderosa ferramenta de transformação social. É pela cultura que conseguimos inspirar os jovens a pensar diferente, a olhar para os problemas ambientais e tudo isso de forma criativa. Eles são os protagonistas de um futuro cada vez mais sustentável”, complementou Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais, parabenizando todos os participantes do evento.
Campinas se junta ao circuito nacional do projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação, que com o patrocínio da Siemens Energy, por meio da Fundação Siemens, pretende impactar mais de 1.800 jovens em cinco cidades brasileiras em 2025.
![]() |
![]() |
Sobre a Siemens Energy: Líder global em tecnologia de energia, comprometida em apoiar empresas e comunidades na redução de emissões e na criação de um sistema de energia mais confiável, acessível e sustentável. Com operações em mais de 90 países, a Siemens Energy está na vanguarda da transição energética, trabalhando para construir os sistemas de energia do futuro. Com uma equipe de 100.000 engenheiros e profissionais dedicados, a Siemens Energy se destaca por sua diversidade e colaboração com parceiros globais para encontrar soluções inovadoras de energia, tendo como missão energizar a sociedade, garantindo que 1/6 da geração global de eletricidade seja baseada em sua tecnologia.
Sobre a Fundação Siemens: A Siemens Fundação Brasil promove, como uma fundação sem fins lucrativos, o desenvolvimento social sustentável, com foco em Educação. A fundação apoia iniciativas para enfrentar os desafios atuais de maneira responsável, trabalhando com parceiros no desenvolvimento e implementação de soluções com inovação tecnológica. As ações da fundação são orientadas para o impacto e conduzidas de forma transparente. Saiba mais em siemens-fundacao.org/.
Sobre a Loa Produções Culturais: A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]