Mineração brasileira a caminho da adoção de gêmeos digitais na busca de elevar o teor do minério de ferro

TIMining, líder em soluções baseadas em gêmeos digitais, traz para o Brasil uma tecnologia que aprimora o controle de qualidade da extração de minério de ferro, aumentando eficiência e sustentabilidade

ADRIANA ROSA FERNANDES
25/09/2025 09h54 - Atualizado há 4 horas

Mineração brasileira a caminho da adoção de gêmeos digitais na busca de elevar o teor do minério de ferro
Divulgação TIMining

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de minério de ferro do planeta. Em 2024, esse insumo respondeu por 47% do saldo da balança comercial brasileira, segundo dados do IBRAM. Em um mercado global de demanda crescente e de pressões cada vez maiores por eficiência, a qualidade do minério lavrado desponta como fator decisivo.

Mais do que uma meta econômica, garantir o teor de ferro é um compromisso com a sustentabilidade, permitindo extrair mais metal útil com menor volume de material movimentado. Nesse ambiente de protagonismo, identificar, planejar e extrair minério com maior teor de ferro, de forma consistente e previsível, tornou-se um fator competitivo decisivo e a tecnologia assumiu o papel central.

Sistemas de monitoramento em tempo real, modelagem 3D a partir dos dados extraídos por diferentes equipamentos e algoritmos de inteligência artificial permitem identificar zonas de maior teor, ajustar o blending ainda na frente de lavra e reduzir perdas durante o beneficiamento. Essas inovações não apenas aumentam a produtividade, como também diminuem o volume de material estéril movimentado, reduzem emissões e reforçam o compromisso do setor com eficiência e sustentabilidade.

Nesse cenário, a TIMining vem despontando como referência em tecnologia aplicada à mineração no Brasil, graças à sua capacidade de integrar diferentes fontes de dados em gêmeos digitais 3D, que permitem, por meio de inteligência artificial, realizar análises em tempo real do que acontece na mina. Agora, a empresa dá um passo adiante com o lançamento de uma nova solução baseada em gêmeos digitais para Controle de Qualidade da Extração Mineral, que monitora o teor do minério desde a frente de lavra até o beneficiamento.

Essa inovação combina modelagem 3D e sensoriamento contínuo, possibilitando mapear teores com precisão, monitorar o sequenciamento de lavra e otimizar o blending em tempo real. Com ela, as mineradoras conseguem controlar a qualidade do minério entregue à planta, otimizar processos reduzindo custos, reforçando tanto a rentabilidade quanto o compromisso ambiental.

“A nova solução de Controle de Qualidade da Extração Mineral reforça nosso compromisso em transformar dados em decisões acionáveis, gerando valor tangível para nossos clientes e para toda a cadeia da mineração de ferro”, afirma Phillip Whatmore, CEO da TIMining. “Combinamos inteligência artificial, gêmeos digitais e análise em tempo real para apoiar as mineradoras na busca por maior eficiência, segurança e sustentabilidade operacional”, complata.

Com presença em mais de 51 operações de mineração na América Latina e no mundo, a TIMining segue expandindo seu portfólio de soluções digitais para planejamento, operação e geotecnia, sempre com foco em produtividade, segurança e sustentabilidade.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA ROSA FERNANDES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.