Queda na temperatura: Prefeitura de SP retoma Operação Baixas Temperaturas

Iniciativa intersetorial durante o período de baixas temperaturas já soma mais de 51 mil abordagens em 2025.

VINICIUS CASTRO
25/09/2025 10h57 - Atualizado há 5 horas

Queda na temperatura: Prefeitura de SP retoma Operação Baixas Temperaturas
Anderson Paiva
Com a queda acentuada das temperaturas na capital paulista, que registraram mínimas de 13°C na última quarta-feira (24), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), acionou a Operação Baixas Temperaturas (OBT). A iniciativa visa proteger e oferecer acolhimento digno às pessoas em situação de rua, garantindo segurança e cuidados essenciais durante as noites de frio intenso.
Desde o início do ano, a operação já realizou 51.586 abordagens e 29.711 acolhimentos em serviços socioassistenciais, disponibilizando ainda 1.094 vagas emergenciais adicionais. Os números de ontem registraram 428 acolhimentos em serviços da rede socioassistencial. As ações foram realizadas pelas equipes do SEAS III alocadas nas tendas, pela busca ativa nas ruas da cidade, por chamados da Central de Vagas e pela procura direta das pessoas em situação de vulnerabilidade nos locais de acolhimento.
Nas dez tendas, entre as 18h e as 0h, foram realizados 216.344 atendimentos e distribuídos 73.742 itens, sendo: 7.100 sopas, 7.488 pães, 2.392 chás, 3.714 chocolates quentes, 43.333 copos e garrafas de água e 2.795 cobertores. Além disso foram aplicadas 20 doses de vacinas.

Como Funciona a OBT:
A operação é acionada sempre que as temperaturas atingem 13 °C ou menos. Considerada uma das maiores ações de acolhimento emergencial do país, a OBT mobiliza cerca de 900 orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Além disso, conta com o suporte da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e equipes do Consultório na Rua, que garantem atendimento em saúde fundamental neste período. Dez tendas estrategicamente instaladas em diferentes regiões da cidade funcionam das 18h à 0h, oferecendo um porto seguro contra o frio. No último período de acionamento, em agosto, as tendas registraram um impressionante total de 1.529.567 atendimentos e distribuíram 5.683.857 itens, incluindo sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores. O cuidado se estende também aos animais de estimação, com 6.089 pets atendidos com ração, vacinação, vermifugação, RGA e microchipagem.
Durante o atendimento, as equipes da SMADS oferecem mais do que alimento e cobertor: elas fornecem encaminhamento para a ampla rede socioassistencial da Prefeitura, considerada a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas em 380 serviços. Essa rede inclui centros de acolhida, hotéis sociais e as Vilas Reencontro. Para reforçar o acolhimento durante a OBT, quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) também são disponibilizados para pernoite, banho e refeições.
A população pode e deve colaborar com a Operação Baixas Temperaturas, solicitando atendimento para pessoas em situação de rua através do telefone 156. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas.

Endereços das Tendas da OBT:

Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor x Av. Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VINÍCIUS DE ALMEIDA CASTRO SEBASTIÃO
[email protected]


FONTE: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.