CEU Padre Ticão ganha mural em homenagem ao líder comunitário da Zona Leste

Obra de 420 m², assinada pelo muralista Rafael Roque, celebra a trajetória de Padre Ticão na saúde, educação e moradia de Ermelino Matarazzo.

Redação - Itaquera em Notícias
23/09/2025 16h25 - Atualizado há 3 horas

CEU Padre Ticão ganha mural em homenagem ao líder comunitário da Zona Leste
Imagem: Natan Carrara

O CEU Padre Ticão, inaugurado recentemente em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, agora exibe um mural de 420 metros quadrados em homenagem ao padre Antônio Luiz Marchioni, conhecido como Padre Ticão. A obra foi produzida pelo muralista Rafael Roque, a convite da Secretaria Municipal de Cultura, e destaca a trajetória do religioso na promoção de moradia, saúde e educação na região.

Padre Ticão foi pároco da Paróquia São Francisco de Assis desde 1982 e esteve envolvido em importantes iniciativas comunitárias, como a criação do Hospital de Ermelino Matarazzo, de unidades de saúde, da USP Leste e da Unifesp Itaquera. Também participou de mobilizações por moradia e projetos sociais voltados a crianças e idosos.

O mural apresenta o padre segurando uma erva daninha, simbolizando resiliência e crescimento em meio a dificuldades. A composição inclui ainda casas, representando a luta por moradia, uma pomba branca, símbolo de espiritualidade, e o pôr do sol, referência à esperança na comunidade. A obra integra diferentes estilos visuais, com tipografia inspirada em graffiti e ilustrações marcantes, resultando em um diálogo artístico entre realismo e grafismo urbano.

A produção mobilizou a comunidade local durante 12 dias, com moradores acompanhando a execução do mural e compartilhando lembranças sobre Padre Ticão. O trabalho é interpretado como um ponto de encontro entre arte, memória e cidadania, reforçando a presença do legado do religioso na vida da população da Zona Leste.

Rafael Roque, 43 anos, é artista visual autodidata especializado em murais de grande escala. Seu trabalho une estética e ativismo social, com foco em temas como a cannabis medicinal e inclusão social. Além de criar obras públicas, Roque atua como arte-educador e participa de projetos culturais voltados a crianças em situação de vulnerabilidade social.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.