Rede JUNTOS debate ações de voluntariado empresarial de olho na COP30

Com tema "Desenvolvimento, educação e justiça climática", evento recebeu especialistas de empresas que atuam com voluntariado empresarial e ONGs ligadas ao meio ambiente. CBVE foi uma das organizações idealizadoras

KAREN VILLERVA
23/09/2025 09h44 - Atualizado há 10 horas

Rede JUNTOS debate ações de voluntariado empresarial de olho na COP30
REDE JUNTOS/Divulgação

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) foi um dos organizadores e idealizadores do encontro “Desenvolvimento, educação, justiça climática: JUNTOS no voluntariado para um futuro sustentável”, organizado pela JUNTOS - Redes Unidas Pelo Voluntariado Empresarial -, uma rede colaborativa que reúne atores que fomentam, promovem, constroem conteúdo, compartilham conhecimento e experiências e trabalham pelo voluntariado empresarial. O CBVE integra a JUNTOS, ao lado de outras 5 redes - Atados Hub, CLAVE, CMVC, GEVE e Voluntare. O evento foi realizado em São Paulo e reuniu lideranças e representantes de ONGs e empresas com ações ligadas ao meio ambiente para debater temas ligados à justiça climática, tema principal da COP30, que será em novembro, em Belém (PA). 

O encontro apresentou o estudo “O Brasil que o Brasil quer ser”, que mapeia o que o brasileiro pensa sobre identidade e futuro. No contexto, a COP30 se mostra uma oportunidade histórica para atualizar a imagem do Brasil para o mundo. Mas que imagem é essa? Foi a partir daí que surgiu a ideia de realizar essa pesquisa para entender a imagem do país hoje e como colaborar para o futuro que queremos construir.

Entre os dados e insights apresentados está que a percepção do exterior com relação ao Brasil é antiquada. "O Brasil é visto como um amigo de final de semana, mas não é aquele que você liga para discutir um problema sério. Temos o compromisso de atualizar essa imagem", pontua Débora Emm, fundadora e CEO da Inesplorato . 

A ideia de "país do futuro" também está sob transformação. A especialista afirma que essa “estratégia de marketing” já não funciona mais: 88% dos mais de 3 mil entrevistados disseram ter dificuldades em elogiar o Brasil sem ressalvas por estar consciente do passado e dos problemas estruturais do país. Mas o brasileiro hoje vem modificando essa visão de esperança e se transformando em agente da mudança. "Temos que romper com o “viralatismo”, destacar as coisas boas que temos, valorizar o trabalho realizado e consolidar essa liderança que já somos", finaliza. O estudo completo está disponível em www.brasilqueobrasilquerser.com.br.

Gislaine Catanzaro, coordenadora da Secretaria Executiva do CBVE, comandou o painel “Educação e Justiça Climática”, que debateu a importância da educação como ferramenta para a justiça climática, através da capacitação de comunidades mais vulneráveis para entenderem e enfrentarem os impactos da crise ambiental. Ednei Fialho, gerente de Responsabilidade Socioambiental do Bradesco - filiado ao CBVE -, e Afra Balazina, diretora de Comunicação do SOS Mata Atlântica, trouxeram a experiência de sua parceria. “Sem a floresta ficamos mais vulneráveis aos desastres como o Rio Grande do Sul em 2024. Dos 10 municípios que mais tiveram desastres climáticos, 8 estão na Mata Atlântica. Precisamos restaurar a floresta para evitar esses desastres. A missão do SOS Mata Atlântica é exatamente inspirar a sociedade na defesa desse bioma, porque sozinhos não conseguimos vencer esse desafio”, contou Afra. A parceria da ONG com o Bradesco vem desde 1989 com números expressivos: mais de R$ 180 milhões investidos em diversos projetos (pesquisas, reflorestamento, etc) e mais de 34 milhões de mudas reflorestadas. 

Outros dois painéis fizeram parte da programação: “Clima, Investimento Social e Desenvolvimento de Comunidades”, com a participação de Leni Franco, responsável pelo Voluntariado Corporativo na MAPFRE, também associada ao CBVE, e Lia Jamra, diretora Executiva da Associação Vaga Lume; e “Adaptação às Mudanças Climáticas”, com Isabela Moncorvo, analista de Programas Sociais e Voluntariado do Instituto Lojas Renner e Elias Ambrosio, coordenador de Articulação e Voluntariado da Habitat Brasil.

“Eventos como esse que realizamos ao lado da JUNTOS fomentam uma troca de experiências que ajudam a fortalecer o voluntariado empresarial e mostram diferentes meios de atuação. A educação é um dos grandes pilares do voluntariado, e hoje mostramos que ela pode não apenas informar, mas também mobilizar a ação para uma transição energética e social mais justa, garantindo que as soluções climáticas beneficiem a todos”, finaliza Gislaine. 



 

Sobre o CBVE
 

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) é uma rede de organizações empresariais associadas que, juntas, investem R$ 16 milhões em média por ano em programas de voluntariado. Essas grandes empresas se unem pelo compromisso de fortalecer o voluntariado empresarial no país, atuando de forma colaborativa. A rede conecta organizações de diferentes segmentos para esse intercâmbio de experiências e oferece benchmark, visibilidade institucional e participação em eventos e publicações de referência no setor.

Fundado em 2008, o CBVE é gerido desde 2015 pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), eleito três vezes consecutivas pelo ranking internacional thedotgood como a melhor organização social do Brasil e a 40ª do mundo, que está à frente de sua secretaria executiva. Atualmente, o Conselho reúne 29 empresas associadas e é responsável por mobilizar mais de 50 mil voluntários em ações que beneficiaram quase um milhão de pessoas em todo o território nacional. Também promove iniciativas como o Censo Brasileiro de Voluntariado Empresarial, principal levantamento do Brasil sobre o tema, e o Prêmio Aplaude, que reconhece e valoriza as melhores ações e programas de voluntariado do país.

Para saber mais, acesse: www.cbve.org.br

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAREN VILLERVA GONÇALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.