A silagem é uma das principais estratégias de conservação de forragem no Brasil. Ao longo do ano, especialmente nos períodos de seca, ela garante alimento nutritivo e estável para o gado, sustentando índices de produção, reprodução e ajudando a reduzir custos na pecuária.
No processo de ensilagem, a forragem é cortada, compactada, vedada e armazenada em silos, onde passa por fermentação. O objetivo é preservar o máximo possível dos nutrientes da planta original. Para que isso aconteça, é fundamental garantir a vedação correta. Se houver falhas, o ar e a umidade entram, elevam a temperatura e comprometem a fermentação, provocando perdas de valor nutricional e, em casos mais graves, a inutilização do material. As consequências vão além do desperdício: uma silagem de má qualidade compromete o desempenho do rebanho, reduz a produção de leite e carne, aumenta custos veterinários e pode até causar intoxicações.
Todo esse esforço, no entanto, pode ser comprometido por um detalhe muitas vezes negligenciado: a escolha da lona plástica usada para vedar o silo. “Embora represente menos de 2% do custo total da silagem, a lona é um dos pontos mais críticos para o sucesso do processo. Usar uma lona inadequada pode significar prejuízos consideráveis. Nesse sentido, o produtor deve buscar lonas desenvolvidas especificamente para a agricultura, que ofereçam alta resistência a furos e rasgos, função barreira de oxigênio, dupla face e aditivos anti-UV, garantindo durabilidade mesmo sob sol intenso”, destaca Pollyanna Penido, diretora comercial da Lonax, empresa brasileira referência na fabricação de lonas e filmes agrícolas há mais de 20 anos.
A executiva explica que “as lonas agrícolas produzidas pela empresa contam com tecnologia de ponta e pesquisa aplicada, oferecendo qualidade certificada, padronização e rastreabilidade. Isso garante mais segurança e tranquilidade ao produtor rural.”
Ela acrescenta que os produtos foram desenvolvidos para funções específicas, como a cobertura da silagem, e possuem aditivos próprios para isso, que não prejudicam a silagem, mas que aumentam a resistência à exposição solar e ao tempo de uso. “Para a silagem, oferecemos linhas com diferentes garantias de durabilidade, de 6 a 12 meses, todas aditivadas contra raios UV e projetadas para suportar as condições do campo”, detalha.
Na prática, a escolha da lona pode parecer um detalhe, mas é uma decisão estratégica para garantir silagem de qualidade ao longo do tempo, assegurar alimento saudável para o rebanho e promover maior eficiência em toda a cadeia produtiva.
Sobre a Lonax
A Lonax – Indústria Brasileira de Lonas é líder em soluções em lonas plásticas, geomembranas e silo-bolsa. Atuando nesse segmento há 23 anos, a companhia atende com seus produtos e serviços os segmentos do agronegócio e construção civil. Com qualidade, inovação e respeito ao meio ambiente, a empresa mantém o foco nas necessidades dos nossos clientes e no futuro do planeta.
Contatos da assessoria |
Contato imprensa SP4 Comunicação Corporativa Ana Acocella – 11 97880-8608 |
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA SILVA QUERNE
[email protected]