Saúde deve crescer 9% até 2028 e exige atenção regulatória de fornecedores médico-hospitalares

Suporte de plataformas digitais para centralização desses documentos é uma alternativa

JULIANA REGIS
19/09/2025 13h59 - Atualizado há 4 horas

Saúde deve crescer 9% até 2028 e exige atenção regulatória de fornecedores médico-hospitalares
Crédito Freepik
Com expectativa de crescimento de 9% até 2028 e receita projetada próxima a R$ 2 trilhões, o setor de saúde se consolida como um dos principais segmentos econômicos do Brasil, segundo o relatório “A&M POV Farmacêuticas”, da Alvarez & Marsal. Nesse cenário, fornecedores de produtos médico-hospitalares precisam reforçar a atenção às exigências regulatórias, especialmente no que diz respeito à documentação sanitária, para atuar em um mercado cada vez mais competitivo.

Entre os documentos essenciais estão a Autorização de Funcionamento (AFE), o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) e os laudos técnicos e de qualidade. Para distribuidores que oferecem Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), também é necessária a disponibilização do manual de uso e a rastreabilidade dos produtos.


“As instituições de saúde só adquirem produtos de distribuidores qualificados e com a documentação validada. Plataformas digitais que centralizam essas informações em um único ambiente podem ser decisivas para a efetivação de pedidos de compra”, explica Michael Almeida, gerente comercial da Apoio, empresa de soluções digitais para planejamento, compras e logística na saúde.

Além de agilizar a verificação de documentos, essas ferramentas reduzem riscos de atrasos e perdas comerciais, reforçando a credibilidade e a transparência junto aos compradores.
“O setor de saúde segue em expansão. Investir em tecnologia e manter documentos e auditorias em dia é o diferencial que permite aos fornecedores conquistarem destaque no mercado e consolidar parcerias de médio e longo prazo”, conclui Almeida.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA MARIA HENRIQUE REGIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.