Reposicionamento, inovação e crescimento: Grupo MoveEdu investe em Inteligência Artificial e expande atuação no Brasil

Meta da holding é chegar a 1,5 mil escolas em operação das três marcas que detém até 2030

DFREIRE COMUNICAçãO E NEGóCIOS
19/09/2025 16h40 - Atualizado há 1h

Reposicionamento, inovação e crescimento: Grupo MoveEdu investe em Inteligência Artificial e expande atuação
Divulgação/MoveEdu

O Grupo MoveEdu, referência em educação profissionalizante e complementar no Brasil, encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos: crescimento de 13,26% no faturamento, 36 novas escolas implantadas e incremento de 23% na base de alunos das redes Ensina Mais Turma da Mônica, Prepara IA e Microlins. Recentemente, a holding anunciou o reposicionamento de marca da Prepara Cursos, com uma nova metodologia focada em Inteligência Artificial, visando acompanhar as novas tendências do mercado corporativo para quem busca se destacar no ambiente profissional. Além disso, visando o crescimento sustentável, hoje a holding conta com mais de mil unidades em operação em todo território nacional, com a meta de alcançar 1,5 mil escolas ativas no país até 2030.

Para este ano, são esperadas 70 novas operações no total, que visam atingir desde crianças e adolescentes, aos profissionais que desejam investir em cursos de graduação e pós-graduação semipresencial ou à distância. Pesquisas recentes mostram que a Inteligência Artificial tende a impulsionar o mercado de trabalho em vez de substituir a mão de obra humana. Um levantamento da PwC, referência global em gestão de riscos corporativos, estima que a IA poderá gerar cerca de 2,7 milhões de novos empregos no Reino Unido até 2037. Já a pesquisa CX Trends, realizada pela Zendesk, destaca que 75% dos consumidores percebem a IA como um fator transformador na forma como as empresas prestam serviços, um indicativo claro do impacto positivo e crescente da tecnologia na experiência do cliente.

Entre os principais acontecimentos do primeiro semestre deste ano, a Prepara IA anunciou um reposicionamento estratégico com foco em Inteligência Artificial. A rede que oferece cursos para quem busca ensino profissionalizante, superior e pós-graduação registrou um crescimento de 12% no faturamento de janeiro a junho deste ano. O número de alunos também cresceu 9% no período, refletindo o interesse crescente por formações alinhadas às novas demandas do mercado de trabalho. Nos últimos seis meses, três novas escolas foram inauguradas, e a expectativa é abrir mais seis unidades até o final de 2025. Além disso, a atuação em IA marca um novo ciclo de expansão e diferenciação para a rede, que passa a disponibilizar uma nova metodologia para os alunos, um projeto arquitetônico totalmente alinhado à nova estratégia da rede, além de um negócio ainda mais atrativo e promissor para os franqueados. Hoje, são mais de mais de 300 escolas em diferentes regiões brasileiras, que juntas somam mais de 70 mil alunos.

No caso da Microlins, a maior rede de ensino profissionalizante do Brasil, houve a implantação de 14 novas escolas neste primeiro semestre do ano. Com mais de 400 unidades e 148 mil alunos em todo o país, a líder no segmento quer dar continuidade ao plano de expansão. Ao todo, para este ano, são esperadas 48 escolas em diferentes perfis de cidades, desde grandes metrópoles, até municípios interioranos e litorâneos com população a partir de 10 mil habitantes. A marca oferece cursos livres, profissionalizantes, de idiomas, graduação e pós-graduação nas áreas de Tecnologia, Negócios e Educação. Outro marco importante será a formatura das primeiras turmas da Faculdade Prepara, marcada para o dia 7 de agosto. Já a Faculdade Microlins realiza sua cerimônia no dia seguinte, 8 de agosto, simbolizando o avanço da vertical de ensino superior da holding.

Apoio Escolar e Tecnologia para crianças

Explorando outro nicho de mercado, a Ensina Mais Turma da Mônica, rede de ensino complementar voltada ao público infantil, teve um primeiro semestre de destaque, com aumento de 35% no faturamento e crescimento de 12% na base de alunos, que somam mais de 10 mil estudantes nas mais de 100 escolas em operação. A marca inaugurou sete unidades até junho e planeja abrir outras 14 até dezembro. Com forte aposta em inovação pedagógica, a Ensina Mais Turma da Mônica lançou neste ano o curso Robótica Jovem Empreendedor, que une robótica, educação financeira e empreendedorismo para crianças de 10 a 14 anos. Para o segundo semestre, a rede expandirá ainda mais sua oferta com o Gamecraft Kids, um curso de programação em blocos voltado à criação de jogos em dispositivos móveis, uma iniciativa que alia diversão e habilidades do futuro.

“O desempenho das marcas do Grupo MoveEdu no primeiro semestre de 2025 reflete um alinhamento estratégico com as transformações do mercado de trabalho. As trilhas formativas oferecidas, tanto para crianças quanto para jovens, foram pensadas com foco nas competências mais demandadas para o futuro. O avanço da Prepara IA, por exemplo, mostra que a Inteligência Artificial não é apenas uma tendência, mas uma realidade que já impacta diretamente a empregabilidade. Cursos voltados à tecnologia, como os oferecidos pela marca, não só preparam os alunos para novas profissões, como também desenvolvem pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades digitais, ou seja, competências essenciais na economia atual. Do mesmo modo, a Ensina Mais Turma da Mônica tem cumprido um papel importante na formação de base. Ao integrar robótica, educação financeira e empreendedorismo desde os primeiros anos, a marca ajuda a construir uma geração mais preparada para lidar com os desafios do século 21. O lançamento do Gamecraft Kids, que ensina programação de forma lúdica, reforça o compromisso com a educação inovadora, sem perder de vista a linguagem e o interesse das crianças. O Grupo MoveEdu tem demonstrado que é possível crescer com propósito, investindo em soluções educacionais que acompanham e antecipam as mudanças do mundo do trabalho”, finaliza o fundador e CEO do Grupo MoveEdu, Rogério Gabriel. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE SOUZA SANTOS GARCIA
[email protected]


FONTE: DFreire
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.