O avanço das tecnologias analíticas está transformando a forma como as indústrias brasileiras, especialmente a farmacêutica, garantem qualidade, rastreabilidade e segurança em seus processos produtivos. Entre as inovações em destaque está a PCR digital em gotas (ddPCR), capaz de detectar e quantificar material genético com altíssima precisão, reduzindo riscos em etapas críticas da fabricação de medicamentos e vacinas, por exemplo.
A solução é um dos destaques na Analitica Latin America 2025, principal encontro da indústria química e analítica da América Latina, que será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo.
A ddPCR é a evolução da PCR em tempo real, amplamente utilizado durante a pandemia de COVID-19. Os testes moleculares já haviam mostrado sua relevância para a saúde pública, mas a nova tecnologia vai além, oferecendo ainda mais sensibilidade e confiabilidade. Um estudo publicado em 2020, no periódico Emerging Microbes & Infections, mostrou que a ddPCR identificou 26 pacientes que haviam sido apontados como negativos para o vírus com o uso RT-PCR, mas que na verdade estavam positivos para a doença. O estudo analisou os resultados de 77 amostras - uma evidência de que o método reduz significativamente a ocorrência de falsos resultados.
A mesma lógica de precisão pode ser aplicada em toda a cadeia do setor farmacêutico: a ddPCR permite rastrear contaminantes, verificar a pureza de insumos e monitorar a qualidade de lotes inteiros de forma mais sensível e confiável, reduzindo as perdas e, em último caso, salvando vidas.
A PCR digital em gotas será apresentado no evento pela Bio-Rad, multinacional líder em ciências da vida e diagnósticos clínicos. “Ferramentas analíticas de última geração fortalecem a credibilidade da indústria nacional e aumentam sua competitividade global. Essa tecnologia traz uma precisão sem precedentes, permitindo identificar até mesmo traços mínimos de contaminantes e assegurar padrões de excelência”, afirma Bruno Vivanco, gerente de marketing da empresa.
O encontro da indústria química e analítica
A Analitica Latin America é direcionada a cientistas, profissionais de P&D, técnicos e especialistas das indústrias de alimentos e bebidas, química e petroquímica, farmacêutica, cosmética, água e saneamento, agropecuária, laboratórios e biotecnologia.
“Combinando inovação tecnológica e rigor científico, o setor analítico se posiciona como peça-chave para que o Brasil se consolide como referência em qualidade e segurança, não só na indústria farmacêutica, mas também em outros setores tão importantes quanto esse”, diz Viviane Ferreira, head do portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil, organizadora da feira.
Serviço
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAREN VILLERVA GONÇALVES
[email protected]