Nos dias 20 e 21 de setembro, a 3ª edição do Aurora Fest vai celebrar o talento das mulheres de origem asiática com arte, atrações culturais e muita gastronomia, no Largo da Batata, em Pinheiros, São Paulo. Com entrada gratuita e ambiente petfriendly, o evento promete surpreender o público com uma rica diversidade culinária — de pratos tradicionais, já queridos do público, a criações modernas com toque brasileiro, inspiradas nas culinárias do Afeganistão, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Líbano, Tailândia, Taiwan e Vietnã.
Promovido pela plataforma de comida asiática Vou de Nekô, pela Aliança Cultural Brasil-Japão e iD+, com patrocínio oficial da Sakura Alimentos, o Aurora Fest deste ano contará com 60 expositores, a maioria de empresas lideradas por mulheres, e a expectativa de receber cerca de 70 mil pessoas. A proposta é proporcionar uma experiência sensorial, com pratos que contam histórias e refletem a trajetória e ancestralidade das empreendedoras.
A pluralidade de sabores do continente - da parte meridional, central, ocidental, oriental e sudeste - estará presente em pratos como o ensopado indiano de curry de frango ou grão-de-bico, o kebab libanês, o pad thai (macarrão de arroz refogado com legumes e proteína), o kimchi bokkeumbap (arroz refogado com conserva de acelga coreana apimentada), o futomaki (sushi enrolado em alga) e o wagyu shogayaki (carne fatiada grelhada e temperada com shoyu e gengibre). Há ainda opções menos conhecidas, como o momo do Nepal (bolinho recheado com carne e cozido no vapor).
O festival também aposta na criatividade, com releituras modernas que mantêm viva a tradição dos sabores asiáticos. O bao (pão chinês cozido no vapor) surge com recheios como rabada, enquanto o mochi (bolinho de arroz socado) aparece combinado com bacon. Karaage com quiabo, pizzaman (uma versão chinesa da pizza, feita com massa de pão no vapor e recheio de tomate e queijo), bebidas com matcha e mochi recheado com sorvete são apenas alguns exemplos da ousadia e inventividade das empreendedoras asiáticas.
“Queremos que o Aurora Fest seja um espaço de visibilidade, transformação e empoderamento, onde artistas, empreendedoras e criadoras possam expressar seus talentos e viver, por um momento, livres de preconceitos e opressões”, destaca Marisol Kiyoko Nakabayashi Cruz Guevara, organizadora do festival.
Confira os destaques da área de gastronomia no Aurora Fest:
Sabores que contam histórias
Pães, Docinhos, Snacks e Bebidas
Além da gastronomia asiática, o evento apresenta também obras de arte, ilustrações, moda, artigos de decoração, produtos para pets e beleza, que compõem o universo feminino com estilo asiático.
Serviço
Aurora Fest 2025
Quando: 20 e 21 de setembro, das 11h às 20h
Onde: Largo da Batata (saída do metrô Faria Lima), Av. Brigadeiro Faria Lima s/n, Pinheiros, São Paulo
Entrada: Gratuita | Evento petfriendly
Organização: Vou de Nekô | Coorganização: Aliança Cultural Brasil-Japão | ID+
Apoio: SpTuris | Patrocínio: Sakura Alimentos
Instagram: @voudeneko
Sobre a Vou de Nekô
Criada pela empreendedora Marisol Kiyoko Guevara, que carrega em suas raízes a mistura única de culturas japonesa e colombiana, a Vou de Nekô nasceu com a missão de promover e valorizar a cultura e a culinária asiáticas. A plataforma conecta restaurantes, negócios e empreendedores asiáticos a clientes em busca de experiências gastronômicas autênticas e memoráveis. Com uma curadoria cuidadosa, reúne parceiros de diferentes países da Ásia, oferecendo pratos japoneses, indianos, taiwaneses, tailandeses, vietnamitas, chineses e coreanos — tudo em um só lugar. Mais do que gastronomia, a Vou de Nekô também é um agente de impacto social e cultural. Por meio do AuroraFest, festival anual criado e organizado por Marisol, a iniciativa trabalha pelo empoderamento e protagonismo da mulher asiática, celebrando suas histórias, talentos e tradições.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HELENA MIRI AKIKUSA
[email protected]