Instituto realiza ação para reforçar higiene das mãos e segurança do paciente

Iniciativa “Big Bundle Brasil” envolveu mais de 100 colaboradores e destacou práticas de prevenção de infecções em setores hospitalares

Redação - Itaquera em Notícias
17/09/2025 21h05 - Atualizado há 2 horas

Instituto realiza ação para reforçar higiene das mãos e segurança do paciente
Imagem: Divulgação / São Cristóvão Saúde

O Instituto de Ensino e Pesquisa Dona Cica realizou, na última semana de agosto, uma ação voltada à segurança do paciente e à prevenção de infecções em serviços de saúde. A iniciativa, chamada “Big Bundle Brasil: Mais de 1 milhão de vidas salvas”, reforçou a importância da higienização correta das mãos e da não utilização de adornos durante a assistência.

A atividade foi desenvolvida em setores como centro cirúrgico, obstétrico e maternidade, com a participação de mais de 100 colaboradores. Durante a programação, os profissionais receberam orientações sobre os cinco momentos de higiene das mãos, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e também sobre a aplicação da Norma Regulamentadora 32, que trata da segurança no trabalho em ambientes hospitalares.

Além da capacitação prática, foram distribuídos sachês de álcool em gel com mensagens de conscientização sobre o Dia Mundial da Sepse, lembrado em 13 de setembro. A proposta buscou estimular o uso adequado do produto, conforme a recomendação mínima da OMS de 20 ml por paciente/dia, volume que pode ser ampliado em áreas críticas.

De forma lúdica, a campanha utilizou dinâmicas interativas para engajar os participantes e incentivar mudanças de hábito no dia a dia assistencial. A iniciativa destacou a relevância do trabalho em equipe e a adoção de boas práticas como medidas fundamentais para garantir maior segurança ao paciente e qualidade no atendimento.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.