SPIC Brasil e Huawei Cloud anunciam colaboração inédita focada em IA e eficiência operacional

Projeto piloto integra inteligência artificial a processos operacionais e estratégicos, com foco em geração de conhecimento e apoio à tomada de decisão no setor de energia

MARINA FEREZIM | WEBER SHANDWICK
15/09/2025 16h51 - Atualizado há 3 horas

SPIC Brasil e Huawei Cloud anunciam colaboração inédita focada em IA e eficiência operacional
Divulgação SPIC Brasil
A SPIC Brasil, que faz parte de um dos maiores grupos geradores de energia renovável do mundo, e a Huawei Cloud, líder global em tecnologia, anunciam uma colaboração inédita no Brasil voltada para a transformação digital no setor energético. A cooperação recém-firmada estabelece um novo padrão sobre como organizações podem utilizar inteligência artificial e dados estruturados para apoiar decisões estratégicas com maior precisão e agilidade.

A solução desenvolvida é baseada em tecnologias avançadas de IA e governança de dados que permitirá a criação de um Knowledge Center para a SPIC Brasil nesta primeira etapa do projeto. Esse ambiente será capaz de consultar uma base de conhecimento fornecida pela SPIC — composta por políticas internas, procedimentos, processos, séries históricas, padrões e data sheets de equipamentos — para responder com alto grau de precisão, via IA, às perguntas feitas por colaboradores no dia a dia.


O projeto é a primeira iniciativa de centro de conhecimento multilíngue que a Huawei Cloud executa no exterior. É também o primeiro assistente de perguntas e respostas em nuvem pública a ser entregue e implementado no Brasil. Para 2025, a meta é atingir uma taxa superior a 85% de precisão das respostas.

A implementação será realizada em fases, com foco inicial na geração de conteúdo e suporte à decisão, trazendo maior previsibilidade e ampliando gradualmente as possibilidades de análise e eficiência operacional. Com isso, os colaboradores da SPIC passam a ter acesso a informações mais assertivas, confiáveis e relevantes para suas atividades operacionais.

“Esse projeto representa um marco na digitalização dos nossos processos e reforça o compromisso da SPIC Brasil com a inovação. Ao integrar tecnologia avançada, a colaboração com a Huawei Cloud nos posiciona como referência em transformação digital, beneficiando não só nossas operações, mas também servindo como modelo para outras indústrias.”, afirma Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

O Brasil foi escolhido como país piloto devido ao alinhamento entre a visão da SPIC de utilizar dados para aprimorar a tomada de decisão e a plataforma tecnológica da Huawei Cloud, capaz de atender às necessidades específicas da indústria de energia.

A aplicação bem-sucedida da solução abre caminho para novas aplicações de IA voltadas ao ambiente empresarial e reforça o papel do país na adoção de soluções digitais inovadoras, podendo servir de referência para popularização e aplicação comercial da inteligência digital empresarial de IA na América Latina.

Perspectivas futuras

A SPIC Brasil também trabalha na criação de um Data Lake capaz de integrar dados em tempo real, históricos e provenientes de diferentes sistemas corporativos (como ERP), inciativa que poderá gerar nova parceria com a Huawei Cloud. Essa estrutura poderá permitir, no futuro, a geração de modelos preditivos que apoiem a jornada da SPIC rumo a uma organização totalmente orientada por dados (data driven). Essas iniciativas estão sendo avaliadas para fases futuras do projeto.

“O Knowledge Center representa a base de uma arquitetura cognitiva robusta para a SPIC Brasil. Ao consolidar dados estruturados e não estruturados em um repositório inteligente, é possível gerar respostas contextualizadas, consistentes e padronizadas, alinhadas às estruturas internas da empresa. Estamos orgulhosos de apoiar a SPIC nessa jornada e confiantes de que o Knowledge Center se tornará uma referência em transformação digital para o setor de energia”, afirma Yang Hua, Presidente da Huawei Cloud Brasil.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FEREZIM TORRES
[email protected]


Notícias Relacionadas »