O que pensam e como se inspiram as noivas brasileiras: pesquisa iCasei revela tendências de consumo de conteúdo

Instagram e Pinterest seguem no topo, mas o TikTok ganha força; noivas querem dicas práticas, inspirações rápidas e soluções para lidar com tempo curto e orçamento apertado

RAQUEL SECCO
10/09/2025 15h10 - Atualizado há 3 horas

O que pensam e como se inspiram as noivas brasileiras: pesquisa iCasei revela tendências de consumo de
Imagens de casamento da plataforma Pinterest. Reprodução: Pinterest

O universo dos casamentos está em constante transformação – e, mais do que nunca, o digital é o grande protagonista. Uma pesquisa realizada pelo iCasei, plataforma líder em sites e listas de casamento na América Latina, revelou como as noivas brasileiras estão consumindo conteúdos para planejar o grande dia. 

Segundo o levantamento, as plataformas visuais são as queridinhas das noivas: Instagram (63%) e Pinterest (54%) lideram as buscas por inspiração, mas o TikTok já aparece à frente de YouTube e Facebook, mostrando a força dos vídeos curtos no processo de decisão. 

Entre os formatos preferidos, vídeos rápidos (Reels/Stories/TikTok) aparecem em primeiro lugar (66%), seguidos de posts inspiracionais com imagens (65%). Quando dão “play”, as noivas buscam principalmente dicas práticas que resolvam problemas do dia a dia (57%), além de tendências (29%) e histórias reais de casais (14%). 

A pesquisa mostra que a prioridade das noivas brasileiras é a decoração do evento (53%), seguida de beleza (cabelo e maquiagem – 38%) e itens pessoais como trajes e acessórios (37%). Já os aspectos mais “administrativos”, como lista de convidados, ficam em segundo plano, reforçando a importância da estética e da experiência do casamento. 

Dos respondentes, quase 90% se casam em até seis meses e 43% estão a menos de três meses do grande dia. Esse prazo curto reforça a busca por soluções rápidas, checklists objetivos e fornecedores que consigam atender em cima da hora. 

Quando se trata de dores e dificuldades, a pesquisa aponta que orçamento (59%) e falta de tempo (31%) são os principais obstáculos. A ansiedade com a chegada do grande dia também é recorrente, o que abre espaço para conteúdos e ferramentas que ajudem as noivas a organizar melhor o processo, economizar recursos e aliviar a pressão emocional. 

“O resultado do levantamento confirma o que já vemos no dia a dia: as noivas de hoje são conectadas, práticas e querem conteúdos que tragam soluções rápidas e inspiração. O digital não é apenas uma fonte de ideias, mas um verdadeiro parceiro no planejamento e, neste contexto, nosso ecossistema completo de soluções digitais para planejar e organizar o grande dia é um grande parceiro dos casais”, explica, Diego Magnani, CCO do iCasei. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA RAQUEL MOLLEDO SECCO
[email protected]


Notícias Relacionadas »