Empresas se unem em apoio ao filme MANAS na disputa pelo Oscar para reforçar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Carta aberta assinada por lideranças empresariais defende a indicação do longa metragem para sensibilizar a sociedade a enfrentar uma das formas mais graves de violência no país

BRUNELA ALVES
10/09/2025 13h35 - Atualizado há 3 horas

Empresas se unem em apoio ao filme MANAS na disputa pelo Oscar para reforçar o combate à violência sexual
Filme MANAS. Créditos: Divulgação.

Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2025 – Cerca de 70 empresas de diferentes setores se uniram em apoio à indicação ao Oscar do filme MANAS, longa-metragem de ficção dirigido pela cineasta pernambucana Marianna Brennand, que retrata a dura realidade da violência sexual contra meninas na Ilha de Marajó, no Pará. A mobilização busca ampliar o debate público sobre o tema e sensibilizar a sociedade para a urgência de enfrentá-lo.

O apoio coletivo foi formalizado por meio de uma carta aberta, disponível clicando aqui, assinada por líderes como Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil; Laís Peretto, Diretora Executiva da Childhood Brasil; Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta; Clarissa Sadock, CEO da Comerc Energia; e Ernesto Pousada, presidente da Vibra. O documento reforça a necessidade de unir esforços para combater um dos problemas mais graves e silenciados do país.

“Dar visibilidade a essa causa urgente, que atinge tantas crianças e adolescentes, é fundamental. Em março deste ano, unimos forças com o Grupo Mulheres do Brasil, a Childhood Brasil e o Instituto Liberta para lançar o Movimento Violência Sexual Zero — uma iniciativa que reforça nosso compromisso em enfrentar esse problema de forma estruturada e permanente. Todas as ações e esforços para proteger nossas crianças precisam ser priorizadas. O filme Manas tem um papel poderoso nesse sentido, por meio da cultura é possível sensibilizar e mobilizar para que essa causa não seja silenciada”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

No Brasil, oito crianças ou adolescentes são vítimas de exploração sexual a cada hora, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. A subnotificação é alarmante: apenas 8,5% dos casos chegam a ser denunciados (IPEA - 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias federais (Mapear 2023/2024). As estatísticas expõem a gravidade do problema.

Diante desse cenário, MANAS surge não apenas como obra cinematográfica, mas como um instrumento de mobilização social. Pré-selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para disputar a indicação ao Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional, o longa reforça o poder da arte como agente de transformação, dando visibilidade a uma realidade que não pode mais ser ignorada.

"O filme MANAS dá voz a uma realidade que o Brasil não pode mais ignorar. A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas mais cruéis de desigualdade e precisa ser enfrentada com coragem, união e compromisso coletivo. Apoiar essa obra é também apoiar um movimento de transformação social, que rompe o silêncio e coloca a proteção da infância no centro das nossas prioridades", destaca Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.

“Há oito anos o Instituto Liberta trabalha para fazer o Brasil falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, afinal, seis registros por hora de estupro de menores de 14 anos não pode ficar invisível. O filme Manas é lindo e merece representar o Brasil no Oscar. E a causa merece essa visibilidade”, diz Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta.

“A arte e a cultura são ferramentas poderosas de mobilização da sociedade. E a indicação do filme Manas representa uma oportunidade de jogar luz sobre uma causa urgente e pela qual a Childhood atua globalmente há 26 anos, fomos pioneiros na luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes", ressalta Laís Peretto,  Diretora Executiva da Childhood Brasil.

Sobre o Movimento Violência Sexual Zero

O Movimento Violência Sexual Zero é uma iniciativa que reúne empresas e organizações da sociedade civil, como o Grupo Mulheres do Brasil, Childhood Brasil e Instituto Liberta e tem o apoio da Vibra. O objetivo é atuar em rede, promovendo informação qualificada, sensibilizando lideranças e estimulando práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos. Mais de 180 organizações já aderiram à iniciativa, o que reforça o papel transformador que o setor privado pode, e deve, exercer na proteção da infância e da adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento no site: https://violenciasexualzero.com.br/

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt. 

No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida nacionalmente pela marca Lubrax. Como parte de sua estratégia ESG, a empresa incorporou o combate à violência sexual de crianças e adolescentes como uma causa prioritária, consolidando esse compromisso como um dos pilares da sua atuação.

Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

Siga a Vibra nas redes sociais:

Instagram - @vibraenergiaoficial 

LinkedIn - Vibra Energia 

Youtube - Vibra Energia 

InPress Porter Novelli - Agência de Comunicação da Vibra
[email protected]
(21) 3723-8165/ 3723-8132/ (21) 991010248 / (27) 99904-3404


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNELA ALVES RIBEIRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »