O Hospital do GRAACC é o mais novo parceiro de atuação da associação Doutores da Alegria em São Paulo (SP). A partir de setembro, o programa de visitas dos palhaços besteirologistas será implantado duas vezes por semana no hospital, localizado na Zona Sul da capital paulista.
Além das intervenções artísticas com as crianças, o modelo de trabalho possui uma proposta abrangente, que reforça o potencial da instituição hospitalar como espaço possível de arte e cultura, inspirando as relações humanas.
Para isso, também deverá ocorrer uma série de ações de formação e aperfeiçoamento para profissionais de saúde e administrativos, como incremento ao foco da humanização das equipes multidisciplinares. Todas as ações são fundamentadas na experiência do Doutores da Alegria com a atuação do palhaço nas unidades de saúde.
Além de compartilharem o mesmo ano de fundação (1991), Doutores de Alegria e Hospital do GRAACC têm historicamente atuado para transformar o ambiente hospitalar, especialmente no que se refere à experiência de internações de média e longa duração para crianças e adolescentes.
“Ao propor com pioneirismo a intervenção artística profissional dentro no hospital, Doutores têm impactado positivamente a qualidade das relações entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde”, lembra o diretor-presidente da organização, Luis Vieira da Rocha.
Ele ressalta que a postura da organização sempre foi de interferir no ambiente hospitalar promovendo encontros potentes entre os diversos públicos – a partir do que o palhaço tem como valores: a delicadeza nas relações, a atuação a partir da permissão do outro, a possibilidade de tirar a criança de uma situação de prostração e trazê-la para a condição de sujeito. “Depois de 34 anos de existência, estar no GRAACC, hospital referência na prevenção e tratamento do câncer infantil, será a nossa grande oportunidade e desafio somar esforços para que a experiência na internação de crianças e adolescentes seja ainda mais significativa”, acrescenta.
“Desde nossa fundação, prezamos pela humanização em todas as etapas do tratamento, bem como em todas as relações construídas com pacientes e suas famílias. Isso inclui toda nossa equipe multidisciplinar e administrativa, e também o voluntariado. Nosso propósito é que a criança se sinta acolhida desde o momento em que passa pela porta do hospital, durante todo o tratamento até a cura”, acrescenta Tammy Allersdorfer, Superintendente de Desenvolvimento Institucional do Hospital do GRAACC. “A parceria com o Doutores da Alegria traz um imenso ganho para o nosso hospital, pois os seus profissionais obtêm sorrisos que não são momentâneos. Trata-se de uma alegria duradoura, pois é fruto de relações desenvolvidas com a convivência, e é levada para a vida de cada um, muito além do tempo em que permaneceram no hospital”, completa
Pesquisa - A parceria foi consolidada após um extenso período de planejamento entre as instituições, que incluiu uma pesquisa para obter um diagnóstico do hospital acerca das políticas de cuidado, acolhimento e humanização. A partir deste estudo, será possível medir o impacto das ações artísticas e institucionais trazidas pela parceria e estruturar uma atuação mais abrangente das atividades de Doutores no GRAACC.
“O GRAACC possui todas as características que precisávamos para implementar as intervenções artísticas e de formação: é um hospital que atende a paciente pediátricos do SUS, de referência para a comunidade, que preza pela excelência do tratamento e segurança dos pacientes, além de possuir uma gestão sensível, comprometida e engajada”, comenta Daiane Barbieri, diretora de Relações Institucionais da Associação Doutores da Alegria.
Doutores da Alegria - Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em nove hospitais de São Paulo (SP), cinco no Recife (PE) e dois no Rio de Janeiro (RJ), onde também desenvolve o projeto Plateias Hospitalares, com programação artística permanente. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
O trabalho da Associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas.
Mais informações em: www.doutoresdaalegria.org.br
Sobre o Hospital do GRAACC
O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além do diagnóstico e tratamento do câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.
É a primeira instituição do país, especializada em câncer infantojuvenil, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. O GRAACC também está entre os nove hospitais brasileiros com especialidade em pediatria que integram o ranking World's Best Specialized Hospitals 2025, o qual reconhece os melhores centros médicos das principais metrópoles globais.
Em 2024, o Hospital do GRAACC atendeu 3.875 pacientes de todo o país, realizou 22.218 consultas médicas, 10.096 consultas multiprofissionais, 2.616 procedimentos cirúrgicos, 10.556 aplicações de quimioterapia, 4.330 sessões de radioterapia e 94 transplantes de medula óssea.
Em mais de 30 anos de atividades, o GRAACC elevou o patamar do tratamento de alta complexidade do câncer infantojuvenil no Brasil, com taxa média de 80% de chances cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investigação genética para que cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro todo pela frente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIO NUNES DA SILVA FILHO
[email protected]