Cidades Inteligentes e Sustentáveis são tema de conferência promovida pelo NEPER/USP

Em sua nona edição, Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS) reúne especialistas multidisciplinares de 16 a 19 de setembro em São Carlos-SP, com apoio do Instituto Recicleiros e patrocínio da SIG

NáGILA PIRES
11/09/2025 12h56 - Atualizado há 6 horas

Cidades Inteligentes e Sustentáveis são tema de conferência promovida pelo NEPER/USP
Divulgação - SIG - Usp São Carlos

O Núcleo de Estudo e Pesquisa de Resíduos Sólidos (NEPER) da Universidade de São Paulo (USP) anuncia a nona edição do Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS), que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro. Com o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”, o evento será realizado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), em formato híbrido – presencial e online.

O Simpósio acontece a cada dois anos, desde 2009, e se consolidou como um dos eventos mais relevantes do país no tema resíduos sólidos. O SIRS oferece ambiente adequado para colaboração, parcerias e fortalecimento de especialistas na área. Nesta edição, o encontro terá apoio do Instituto Recicleiros, parceiro do NEPER na área de pesquisas, e patrocínio da SIG, líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens. Assim, consolida a união entre academia, indústria e terceiro setor, tão importante para superar os desafios impostos pela gestão de resíduos sólidos no Brasil.

Para a gerente de Sustentabilidade da SIG, Isabela De Marchi, a discussão sobre o descarte de resíduos é mais que necessária para o avanço das estratégias de reutilização de materiais e a criação de uma cadeia ética de reciclagem que de fato contribua para redução dos impactos ambientais do consumo. “A SIG apoia o desenvolvimento de ações efetivas para sanear o problema do descarte inadequado do lixo, incluindo condições justas para o catador, e a chancela do Neper/USP sobre a importância deste tema mostra que estamos no caminho certo”, destaca.

“Para nós, do Instituto Recicleiros, por meio do Vox Lab, é uma alegria imensa ter o Neper como parceiro nessa caminhada de produção de conhecimento. Participar da nona edição do SIRS é uma oportunidade muito importante de fortalecer o debate técnico e acadêmico sobre a gestão de resíduos sólidos. Com mais de 18 anos de atuação, Recicleiros leva para o evento não só sua história, mas também as experiências vividas em 14 cidades brasileiras, além de dados consolidados que podem servir à ciência e ajudar a transformar a forma como olhamos para a reciclagem no nosso país. É nesse diálogo entre prática e ciência que acreditamos ser possível avançar", afirma Mônica Alves, Pesquisadora Vox Lab, do Instituto Recicleiros.

A programação do Simpósio incluirá palestras com especialistas de diversas áreas ligadas ao tema, apresentação de trabalhos técnicos-científicos, mesas redondas e discussões em busca de soluções sustentáveis e eficientes. Entre os temas estão políticas públicas, economia circular, inclusão de catadores, logística reversa, tecnologias e inovação.

Veja alguns destaques da programação:

Programa Recicla+Pernambuco: desenvolvimento da política pública para fomentar a reciclagem inclusiva

Erich Burger (Diretor Institucional Instituto Recicleiros) e Danilo Nogueira (Gerente Geral de Economia Circular - Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha do Estado de Pernambuco)

Estratégia de Circularidade SIG: construindo uma cadeia ética de reciclagem. 

Isabela de Marchi (Gerente de Sustentabilidade da SIG)

A programação completa pode ser acessada aqui.

Credenciamento para imprensa

Jornalistas e veículos de comunicação interessados em acompanhar o evento (presencial ou online) podem se credenciar gratuitamente respondendo a este e-mail.

Serviço

Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS) 2025

Tema: Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Data: 16 a 19 de setembro

Local: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) – Av. Trab. São Carlense, 400 - Parque Arnold Schimidt, São Carlos (SP)

Formato: Híbrido (presencial e online)
 

Sobre o NEPER

Criado em 2003, o NEPER é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento, da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. O grupo atua em atividades relacionadas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos. São desenvolvidos estudos visando redução, reutilização, reciclagem, recuperação energética e tratamento de resíduos, bem como a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.

 

Sobre a SIG

A SIG é líder no fornecimento de soluções de embalagens para melhorar - melhor para nossos clientes, para os consumidores e para o mundo. Com nosso portfólio exclusivo de embalagens cartonadas assépticas, bag-in-box e spouted pouch, trabalhamos em parceria com nossos clientes para levar alimentos e bebidas a consumidores de todo o mundo de forma segura, sustentável e econômica. Nossa tecnologia e nossos excelentes recursos de inovação nos permitem oferecer aos nossos clientes sistemas de embalagem versáteis e soluções para produtos inovadores e operações inteligentes, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. A sustentabilidade é parte integrante de nosso negócio e nos guia em nossa jornada para criar embalagens melhores - embalagens que dão mais às pessoas e ao planeta do que tiram.

Fundada em 1853, a SIG tem sede em Neuhausen, na Suíça, e está listada na SIX Swiss Exchange. As habilidades e a experiência de nossos aproximadamente 9.000 funcionários em todo o mundo nos permitem responder de forma rápida e eficaz às necessidades de nossos clientes em mais de 100 países. Em 2024, a SIG produziu cerca de 57 bilhões de embalagens e gerou uma receita de 3,3 bilhões de euros. A SIG tem uma classificação AA ESG pela MSCI, uma pontuação de 13,4 (baixo risco) pela Sustainalytics, uma classificação Platinum CSR pela EcoVadis e está incluída no índice FTSE4Good.

Para saber mais sobre as tendências que impulsionam o setor de alimentos e bebidas, visite o blog da SIG.
 

Sobre o Instituto Recicleiros

O Instituto Recicleiros é uma Organização da Sociedade Civil (OSP), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular Prefeituras, Empresas, Catadores e Cidadãos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Nágila Macedo Pires
[email protected]


Notícias Relacionadas »