Entre os dias 16 e 26 de setembro de 2025, Senador Canedo (GO), na região metropolitana de Goiânia, vai receber o Caminhão da Cultura e Sustentabilidade, projeto itinerante que utiliza recursos tecnológicos e lúdicos para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem. O projeto, realizado pelo Ministério da Cultura e Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas, conta com o patrocínio da Jaepel Papéis e Embalagens, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, vai levar espetáculos teatrais, oficinas e exibições audiovisuais para escolas e espaços públicos. O projeto também passa por São Paulo (SP) no dia 26 de setembro.
A programação começa dentro das escolas públicas, onde cerca de 2.800 estudantes assistirão ao espetáculo de fantoches Caminhos para o Amanhã. A peça busca conscientizar as crianças e o público em geral sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância de agir de forma sustentável em suas vidas. Ela destaca como pequenas ações individuais podem ter um impacto significativo no mundo, incentivando a responsabilidade coletiva para construir um futuro melhor para todos.
Além das apresentações, oficinas de artes cênicas também serão oferecidas para aproximadamente os alunos participantes. Essas oficinas abordarão técnicas teatrais que incentivam os participantes a explorar a sustentabilidade por meio da expressão artística. “Todo o projeto visa fazer uso da arte para transformar a sustentabilidade numa experiência vivida e não apenas discutida. A abordagem lúdica e criativa gera identificação, mostrando que cuidar do planeta deve se tornar um hábito diário e coletivo”, afirma Eloyna Fernandez, diretora da Sustentabilidade e Cultura Produções.
Um dos diferenciais do projeto é a sua capacidade de extrapolar os muros da escola e alcançar toda a comunidade. Durante quatro dias, um caminhão adaptado será transformado em uma Mostra Audiovisual, onde alunos, professores, pais e moradores poderão assistir a documentários e filmes que abordam desafios ambientais e soluções inovadoras.
“Estamos trazendo este projeto para democratizar o acesso ao debate ambiental e aproximar as vozes e agentes locais. Queremos entender mais profundamente como as demandas globais ecoam por aqui. Com isso, a sustentabilidade deixa de ser teoria e ganha vida nas ruas, provando que cidades e regiões como a nossa podem ser laboratórios vivos para um futuro mais consciente e colaborativo”, destaca Edilza Amoroso, Diretora de Administração e Finanças da Jaepel Papéis e Embalagens.
O Caminhão da Cultura e Sustentabilidade também se destaca pelo seu compromisso com a acessibilidade e a democratização do conhecimento. Todas as atividades foram cuidadosamente planejadas para garantir que ninguém fique de fora: rampas, corrimãos, piso tátil e espaços adaptados para cadeirantes garantem conforto e autonomia, enquanto intérpretes de Libras, audiodescrição e monitores especializados estarão disponíveis para auxiliar o público com necessidades específicas.
Para ampliar ainda mais o impacto da iniciativa, materiais das oficinas, mostras audiovisuais e gravações dos espetáculos serão disponibilizados gratuitamente online. Dessa forma, o conhecimento gerado durante o projeto poderá alcançar um número ainda maior de pessoas, fortalecendo o compromisso com a educação ambiental e cultural.
Mais do que um evento, essa iniciativa é um convite para que toda a comunidade se engaje em um futuro mais sustentável, inclusivo e cheio de possibilidades.
Confirme o cronograma
Senador Canedo - GO
15/09 - E. M. Jaime Ferreira de Oliveira Junior
17/09 - E.M. Profª Celina Amaral
19/09 - E. M. Benedito Rodrigues de Moraes
22/09 - EM Dr. José Carneiro
23/09 - EM João Pereira dos Santos
24/09 - E.M. Abdon Ferreira de Carvalho
São Paulo - SP
26/09 - EMEF Celso Leite
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]