Setembro é o mês do coração — e no universo pet, a campanha “Setembro Vermelho” reforça a importância de observar sinais de problemas cardíacos em cães e gatos. Estima-se que 10% dos cães e 15% dos gatos desenvolvam alguma cardiopatia ao longo da vida, muitas vezes sem sinais aparentes, tornando a detecção precoce essencial.
Segundo o médico-veterinário e diretor geral da Faculdade de Medicina Veterinária Qualittas, Francis Flosi:
“O cuidado com o coração dos nossos pets começa com observação atenta e exames periódicos. Sinais sutis, como cansaço, tosse ou dificuldade respiratória, podem indicar problemas cardíacos. A campanha Setembro Vermelho reforça que a prevenção salva vidas e melhora o bem-estar dos animais.”
Entre as cardiopatias mais comuns estão a Doença Degenerativa Valvar Mitral (DDVM) em cães e a Cardiomiopatia Hipertrófica (CMH) em gatos. Com diagnóstico precoce, tratamentos mais eficazes podem reduzir sintomas e prevenir complicações graves, como insuficiência cardíaca congestiva.
“Nosso papel como médicos-veterinários vai além do tratamento. Estamos na educação dos tutores, mostrando que pequenas mudanças na rotina do pet podem ter um impacto significativo na saúde cardíaca. Setembro Vermelho é um lembrete anual para reforçarmos essa mensagem”, completa Flosi.
A Faculdade de Medicina Veterinária Qualittas reforça seu compromisso com a formação de profissionais capacitados para atuar em saúde animal, prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida dos pets.
Mais informações e dicas sobre prevenção:www.qualittas.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA CHINIARA NUCCI
[email protected]