Sinais de alerta: como identificar problemas de saúde em cães e gatos?

Médica Veterinária da Unifran orienta sobre os principais sinais na saúde dos pets

ELLEN ALVES
04/09/2025 14h37 - Atualizado há 23 horas

Sinais de alerta: como identificar problemas de saúde em cães e gatos?
Imagem: Unsplash
Mesmo com a convivência diária e o profundo conhecimento de seus pets, muitos tutores podem deixar passar sinais cruciais de que algo não vai bem com a saúde de seus cães e gatos. Para auxiliar na identificação desses alertas, aProfa. Dra. Valeska Rodrigues, médica veterinária e docente dos cursos de Medicina Veterinária e Biomedicina da Universidade de Franca (Unifran), compartilha orientações valiosas sobre os principais indicadores de que o animal de estimação precisa de atenção.  
 
De acordo com a docente, uma das mudanças mais sutis, porém cruciais, no comportamento de cães e gatos é adiminuição ou cessação da ingestão de alimentos. “Animais doentes, com dor ou desconforto, tendem a parar de se alimentar corretamente”, explica a médica veterinária.  

 
Outro ponto de atenção é a vocalização excessiva, comolatidos, uivos ou miados fora do comum. “Enquanto animais saudáveis costumam buscar a proximidade dos tutores, aqueles que estão doentes frequentementese escondem ou rejeitam o carinhode pessoas e outros animais", pontua a especialista.  
 
Além dessas mudanças comportamentais, é importante observar sinais físicos, como alteração naingestão de água, verificando se o consumo está dentro do padrão habitual, mudanças naaparência das fezes e da urina, presença desecreções anormaisnos olhos ou na vulva, salivação excessiva e prurido (coceira) persistente.  
 
A importância das consultas e exames preventivos 
Check-ups e exames preventivos anuaissão essenciais para a detecção precoce de doenças. "Pelo menos uma vez ao ano, é obrigatória a avaliação do animal por um médico veterinário, a fim de realizar exames físicos, verificar se as vacinas estão em dia e se os pets estão livres de parasitas", ressalta Valeska. " Quando necessário, podem ser solicitados exames complementares, como análises de sangue e urina, radiografias e ultrassonografias", complementa.  
 
Quando é hora de procurar um médico veterinário? 
É comum que alguns sintomas pareçam leves, levando o tutor a acreditar que pode resolver a situação em casa. No entanto, a médica alerta: "Sinais como atosse, por exemplo, por mais que pareçam comuns, podem indicar alterações graves, especialmente na função cardíaca". Por isso, a avaliação de um médico veterinário não deve ser adiada. "Alguns tutores demoram a perceber a tosse ou a ignoram, e, quando procuram ajuda, já é muito mais difícil estabilizar quadros de doenças cardíacas ou pulmonares. Após o início desses sinais, a tendência é que o animal apresente desmaios e a língua fique roxa – um sinal de hipóxia, que indica piora significativa do quadro clínico. Nesses estágios, a situação se torna uma emergência e exige atendimento veterinário imediato", conclui a especialista.  
 
Sobre a UNIFRAN – Com mais de 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN tem em sua estrutura mais de 253 mil metros quadrados. A instituição oferece cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância, além de especializações, mestrados e doutorados que abrangem todas as áreas do conhecimento. A universidade está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo com base nos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a edição 2021 de 2022 do Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact Rankings). O curso de Medicina é reconhecido como o melhor do país, entre instituições públicas e privadas, conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) e recebeu acreditação pelo Sistema de Acreditação das Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), o único certificador de qualidade das escolas médicas no Brasil. A UNIFRAN pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do país. Visite: www.unifran.edu.br. 
 
Mais informações à imprensa:  [email protected]  


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELLEN ALVES BATISTA
[email protected]


Notícias Relacionadas »