O UOL acaba de lançar o podcast “O Professor e os Meninos: uma História de Abusos”. A produção original do UOL Prime revela a trajetória de diversos crimes sexuais cometidos por Carlos Veiga Filho, ex-professor de colégios da elite de São Paulo, recentemente condenado a 40 anos de prisão.
Apresentado pelas jornalistas Cris Fibe, colunista do UOL, Paula Sacchetta, documentarista, diretora e roteirista, e Camila Brandalise, repórter do núcleo de reportagens especiais do UOL, o podcast investiga o início dos crimes, por que duraram tanto tempo.
Durante oito meses de investigação, a equipe entrevistou 41 pessoas, entre ex-alunos, ex-funcionários, familiares e vítimas, que relataram em detalhes os abusos sofridos na adolescência. Os produtores também tiveram acesso ao processo contra Veiga, que inclui um laudo pericial com mais de 300 imagens de pornografia infantil.
O podcast também faz uma reflexão sobre a cultura da omissão, reforçada pela própria legislação brasileira, já que até 2005 ela sequer reconhecia meninos como possíveis vítimas de crimes de exploração sexual.
Veiga lecionou no Colégio Rio Branco, na capital paulista, entre 1986 e 2003, e era professor do Libere Vivere, em Serra Negra, quando aconteceram os abusos que levaram à sua prisão em junho de 2024 e à condenação em fevereiro de 2025. O caso revelou um padrão de violência que se estendeu por quase quatro décadas.
“O Professor e os Meninos: uma História de Abusos” já está disponível e pode ser acessado aqui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA DA SILVA MIRANDA
[email protected]