Concentrar para crescer: a força dos multifranqueados no novo ciclo do franchising

VICTóRIA RIBEIRO
29/08/2025 14h56 - Atualizado há 8 horas

Concentrar para crescer: a força dos multifranqueados no novo ciclo do franchising
Foto divulgação - OrthoDontic

Concentrar esforços pode ser mais lucrativo do que diversificar. No franchising, essa lógica tem ganhado força com a ascensão dos multifranqueados — empreendedores que operam duas ou mais unidades de uma mesma marca ou de redes com forte sinergia. Segundo a International Franchise Association (IFA), mais de 50% das franquias nos Estados Unidos já estão sob gestão de multifranqueados. No Brasil, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), de 2024, apontam que 87% das redes de franquias brasileiras já contam com multifranqueados. 

A lógica é simples: quem já domina uma operação tem mais facilidade para replicá-la, obtendo ganhos de escala, diluição de custos e estruturas compartilhadas. E, diferentemente da diversificação de ativos no mercado financeiro, a especialização operacional pode ser um diferencial competitivo relevante. “Ao concentrar esforços em um modelo que já conhece, o empreendedor ganha poder de barganha, eficiência operacional e escala. Ele se torna um verdadeiro parceiro estratégico da rede”, afirma Marcelo Cherto, fundador da Cherto Consultoria e especialista em franchising.  

Esse movimento se intensifica em redes estruturadas, como a OrthoDontic, maior franqueadora de ortodontia do país, com 350 unidades. A empresa tem apostado em multifranqueados como vetor de expansão — 80% das suas clínicas são operadas por franqueados com mais de uma unidade.  

E mais: a rede tem atraído perfis diversos — inclusive profissionais sem experiência anterior em gestão ou no setor odontológico. Segundo o Sebrae, 60% dos pequenos empresários brasileiros nunca haviam empreendido antes de abrir o próprio negócio, realidade que também se reflete no franchising. Para esse público, o modelo de franquia pode ser o primeiro passo para o sucesso no empreendedorismo, desde que o sistema ofereça suporte e governança adequados.  

Foi o caso de Marcelo Graça, farmacêutico de Passos (MG), com 13 anos de experiência na área comercial hospitalar. Sem formação em Odontologia e com receio de entrar em um setor desconhecido, ele conheceu o modelo da OrthoDontic por meio de familiares e decidiu participar de um “test drive” na sede da franqueadora, em Londrina (PR). “Gostei muito da proposta da OrthoDontic, mas temia não saber lidar com a parte técnica da clínica e não conseguir atrair clientes, já que era tudo novo para mim”, relembra.  

Após conhecer a operação de perto e entender o suporte oferecido pela franqueadora que inclui treinamentos presenciais, online e apoio em todas as áreas do negócio Marcelo decidiu abrir sua unidade. Em apenas cinco meses, a clínica atingiu o ponto de equilíbrio, três meses antes do previsto, e ele se sentiu seguro para inaugurar a segunda.  

De acordo com Erica Saldeira, diretora de expansão da OrthoDontic, o foco está em preparar o empreendedor para ter autonomia e visão de longo prazo. “Oferecemos uma trilha contínua de capacitação para franqueados e suas equipes, com foco na excelência da gestão e na operação padronizada. Isso permite que o empreendedor evolua com segurança, mesmo sem formação em Odontologia”, afirma.  

A jornada de crescimento também é compartilhada por Rodrigo Marques, cirurgião-dentista que hoje administra cinco unidades da OrthoDontic em dois estados diferentes. Rodrigo começou como colaborador de uma clínica em Maringá (PR) e, após três anos, abriu sua primeira unidade em Cianorte, em 2014. “No sexto mês, já operávamos no ponto de equilíbrio e deixamos de precisar investir capital próprio”, conta. Consolidada a operação, Rodrigo iniciou sua expansão, com novas unidades no Paraná e em Santa Catarina.  

A escalabilidade do negócio foi determinante para a decisão de crescer. “Demoramos para expandir porque queríamos consolidar a primeira clínica. Depois disso, percebemos que a estrutura nos permitia atuar de forma mais estratégica e com controle, o que nos deu segurança para avançar”, explica.  

Esse é o diferencial do modelo: ao repetir uma fórmula bem-sucedida, o franqueado ganha tração e previsibilidade nos resultados. No caso da OrthoDontic, o modelo oferece faturamento de até R$ 2,4 milhões por unidade, payback entre 27 e 33 meses, ponto de equilíbrio entre 7 e 9 meses, e a possibilidade de operar como investidor, mesmo sem formação técnica.  

“O empreendedorismo pode ser desafiador para quem vem de uma carreira técnica, e por isso é essencial ter processos e governança que sustentem o crescimento”, conclui Erica Saldeira. 

Com presença consolidada em mais de 20 estados e planos robustos de interiorização, a OrthoDontic vem ampliando sua rede apostando em franqueados que entendem a operação, crescem com controle e constroem negócios sustentáveis. Uma estratégia que une especialização, escala e impacto local e que mostra que, no franchising, concentrar pode ser mesmo o segredo para crescer com consistência.  

 

Sobre a OrthoDontic  

A OrthoDontic é a maior rede de clínicas de ortodontia do Brasil, fundada em Londrina (PR) em 2002, com a missão de tornar o tratamento ortodôntico acessível à população brasileira. Referência em gestão de clínicas, tecnologia e experiência do cliente, a rede conquistou 13 Selos de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é a franquia mais premiada dos últimos 13 anos pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, sendo reconhecida como a nº 1 no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar por dois anos consecutivos. 

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTORIA RIBEIRO SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »