ACIC leva Espaço MEI ao Festival Campinas Rural 2025

Associação leva orientação e serviços gratuitos para microempreendedores no Espaço MEI durante os três dias do festival

DANIELA NUCCI
28/08/2025 14h19 - Atualizado há 10 horas

ACIC leva Espaço MEI ao Festival Campinas Rural 2025
Divulgação

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) participará da 3ª edição do Festival Campinas Rural, que acontece de 4 a 6 de setembro, das 10h às 19h, no Largo do Rosário e na Praça Guilherme de Almeida, no Centro.

A entidade terá como destaque o Espaço MEI, instalado na área “Da Roça ao Negócio”, onde pequenos produtores e empreendedores receberão orientação gratuita sobre formalização, gestão, geração de boletos, certificado digital e muito mais. 

Entre os serviços ofertados estão: abertura e regularização daMEI, gestão financeira, emissão de notas, oportunidades em eventos da ACIC, além de encaminhamentos para capacitações e acesso a linhas de crédito do Banco do Povo.

A atuação da ACIC junto aos MEIs reafirma a importância deles na economia regional e nacionais. Em julho, como exemplo, a Região Metropolitana de Campinas atingiu335.839, inscritos no Portal do Empreendedor, de acordo com a Receita Federal. Deste total, pouco mais de 40% concentram-se em Campinas (128.047). 

Dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica disponibilizados pela Secretaria Especial da Receita Federal mostram que o Estado de São Paulo registrou a abertura de 857.753 novos MEIs, contra 520.086 empresas, entre junho de 2024 e maio de 2025. 

 

“Os números mostram a força do MEI em Campinas e na região. O Espaço MEI é a contribuição da ACIC para que esses empreendedores tenham orientação, acesso a serviços e condições de expandir seus negócios com segurança”, afirma Nina Bertelli, presidente da ACIC.

 

“O Festival é uma oportunidade de fortalecer o pequeno produtor, aproximá-lo da cidade e oferecer condições para que sua atividade seja sustentável e competitiva”, completa.

 

Pontos temáticos

Realizado pela Prefeitura de Campinas, o festival oferecerá mais dez pontos temáticos aos visitantes, com participação de outras instituições do ecossistema local, como o Projeto ALI (Agentes Locais de Inovação) do Sebrae. 

A Secretaria de Trabalho e Renda promoverá a Feira Solidária da Economia Popular e um Feirão de Empregos voltado ao setor rural, ampliando oportunidades, renda e inclusão social. E haverá um espaço criativo comandado pelos professores da escola estadual Hugo Penteado Teixeira.

O público ainda encontrará um espaço com venda de diversos produtos do agro campineiro, como frutas, hortaliças, mel, café, flores e bebidas artesanais. O evento também contará ainda com praça de alimentação.

Com entrada gratuita, a programação inclui tambémworkshops, minicursos do Sebrae, palestras e atrações culturais, como shows sertanejos todos os dias, além do concurso “1ª Violeira Chitãozinho & Xororó”, que revelará novos talentos da música regional.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, destaca o evento por trazer capacitação e informação aos produtores rurais da região. “Nós teremos minicursos oferecidos pelo Sebrae voltados aos produtores durante a realização do Festival. Além disso, a Acic e o Banco do Povo irão levar orientações sobre crédito mais barato e gestão", confirmou.

Iniciativa

A iniciativa é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. Participam o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Agronegócio, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato Rural de Campinas (SRC) e Associação Comercial de Campinas (Acic).

Serviço

Festival Campinas Rural 2025 - De 4 a 6 de setembro (quinta a sábado), das 10h às 19h. No Largo do Rosário e Praça Guilherme de Almeida (Palácio da Cidade) — Centro, Campinas (SP). Entrada gratuita.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA CHINIARA NUCCI
[email protected]


Notícias Relacionadas »