Cia. Repentistas do Corpo apresenta espetáculos “Quando Tudo Começou... Um Dia Fora do Tempo” e “Corpos Brasileiros” no Centro de Referência da Dança

Apresentações gratuitas acontecem nos dias 30 e 31 de agosto

ALEX OLOBARDI
28/08/2025 11h29 - Atualizado há 4 horas

Cia. Repentistas do Corpo apresenta espetáculos “Quando Tudo Começou... Um Dia Fora do Tempo” e “Corpos
J. Mantovani
A Cia. Repentistas do Corpo leva ao palco do Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRDSP) dois de seus mais emblemáticos espetáculos, nos dias 30 e 31 de agosto: “Quando Tudo Começou... Um Dia Fora do Tempo”, sábado e domingo às 15h, e “Corpos Brasileiros”, às 19h. Todas as sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria, e classificação livre. O projeto foi contemplado com a 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Inspirado no livro *Quando Tudo Começou*, de César Obeid, o espetáculo “Quando Tudo Começou... Um Dia Fora do Tempo” propõe uma releitura cênica de mitos da criação de diferentes culturas do mundo. Combinando dança contemporânea, teatro, percussão corporal, projeções e trilha sonora original, a montagem evidencia pontos em comum entre essas narrativas e convida o público a refletir sobre a relação humana com a natureza e com a própria existência. De forma lúdica e envolvente, a obra reafirma a identidade multidisciplinar da companhia, que soma 24 anos de trajetória. A direção geral é de Sérgio Rocha, com assistência de Cláudia Christ, e o elenco reúne Cláudia Christ, Marcela Miyashita, Mario Spatizziani, Paula Mares e Sérgio Rocha. A trilha é assinada por Edson X, os figurinos e adereços por Lu Grecco e o vídeo-cenário por Giuliano Vj Scan.


Já “Corpos Brasileiros” celebra as confluências culturais que moldaram a identidade nacional, trazendo em cena a diversidade de influências indígenas, portuguesas e africanas que se manifestam na dança e na musicalidade do Brasil. Com trilha original de Edson X, a obra dialoga com ritmos como o Baião, o Samba, o Côco, o Ijexá e o Maracatu, criando um terreno fértil para movimentos que ressoam ancestralidade, memória e encontro. No palco, Cláudia Christ, Marcela Miyashita e Sérgio Rocha transformam vivências pessoais e familiares em poesia corporal, resultando em uma celebração vibrante do que é ser brasileiro.

Este projeto foi contemplado com a 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
 

Sobre a Cia. Repentistas do Corpo

A Cia. Repentistas do Corpo, fundada em 2001, é composta por artistas da dança contemporânea brasileira que desenvolvem uma proposta de pesquisa interdisciplinar entre dança, teatro, música e percussão corporal em movimento. Suas obras se inspiram nas manifestações culturais brasileiras, como a literatura, a música e as festas populares, sempre em diálogo com o contexto histórico e social. Com mais de duas décadas de atuação, a companhia reafirma seu compromisso com a criação de uma arte viva, engajada e profundamente brasileira.

Entre os espetáculos já apresentados ao longo dos anos estão: “Cordel Encorpado” (2001), “Corpoemas” (2004), “WC Feminino” (2010), “Tupiliques – O Espetáculo” (2014), “ReverberÁfrica” (2021), entre outros.
 

Serviço
Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo – Baixos do Viaduto do Chá, s/nº – Galeria Formosa – Anhangabaú – São Paulo.
Datas: 30 e 31 de agosto.
Quando Tudo Começou...Um dia Fora do Tempo. Sábado e domingo, às 15h.
Corpos Brasileiros. Sábado e domingo, às 19h.
Classificação: Livre.
Ingressos gratuitos: retirada na bilheteria do teatro.
Local com acessibilidade.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALEX OLOBARDI
[email protected]


Notícias Relacionadas »