Nova rotulagem nutricional Anvisa: o que muda para fabricantes a partir de 2025

Fabricantes de bebidas retornáveis têm até outubro de 2025 para se adequar às novas exigências, após fases já concluídas por outros segmentos da indústria de alimentos

ANTONIO MARQUES
28/08/2025 08h10 - Atualizado há 3 horas

Nova rotulagem nutricional Anvisa: o que muda para fabricantes a partir de 2025
Spot Soluções

A atualização da rotulagem nutricional definida pela Anvisa por meio da RDC 429/2020 e da Instrução Normativa 75/2020 está em sua etapa final de implementação. Depois de mudanças que já impactaram fabricantes de alimentos embalados em geral e pequenos produtores, agora é a vez da indústria de bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis. A partir de 9 de outubro de 2025, todos os rótulos deste segmento deverão estar adaptados às novas exigências.

Os prazos escalonados foram definidos para facilitar a transição do setor produtivo. A primeira etapa ocorreu em outubro de 2023, contemplando alimentos e bebidas embalados em geral. Em seguida, pequenos produtores e negócios artesanais tiveram prazo estendido até outubro de 2024. Agora, resta apenas o ajuste das bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, que deverão trazer as informações atualizadas a partir de 2025.

Entre as principais mudanças, está a padronização da Tabela de Informação Nutricional em fundo branco e letras pretas, obrigatoriamente apresentada por 100 g ou 100 ml, além da inclusão de açúcares totais e adicionados. A grande novidade é a rotulagem nutricional frontal, em que símbolos em formato de lupa devem indicar de forma clara o excesso de nutrientes críticos, como açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas.

Para fabricantes de rótulos e embalagens, essas mudanças exigem adaptações em design e processos produtivos. O desafio é garantir legibilidade, contraste adequado e posicionamento correto das informações, sem comprometer a identidade visual da marca. Esse processo pode ser visto também como oportunidade para a adoção de materiais sustentáveis, como papéis reciclados e tintas de menor impacto ambiental, reforçando compromissos de responsabilidade socioambiental.

Segundo a GrowLabel, a etapa final da regulamentação da Anvisa representa não apenas uma obrigação legal, mas também uma oportunidade para inovar em design e sustentabilidade. A GrowLabel ressalta que fabricantes de bebidas que aliarem conformidade regulatória a soluções de rótulos mais sustentáveis poderão se destacar no mercado, unindo transparência, responsabilidade e diferenciação competitiva. A GrowLabel reforça que o cumprimento da nova rotulagem nutricional é um passo estratégico para atender consumidores cada vez mais atentos às informações e práticas ambientais das marcas.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANTONIO MARQUES DA SILVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »