Neste ano, a SPIC Brasil realizará novos simulados de segurança para as comunidades vizinhas à Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão, na divisa entre Goiás e Minas Gerais. Os treinamentos acontecem nos dias 23 (interno), 26 (Distrito Industrial de São Simão-GO) e 28 (Distrito de Chaveslândia-MG). Antes, organizará uma série de ações preparatórias para orientar a população sobre os procedimentos de segurança previstos no Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina, que serão colocados em prática nos simulados.
Entre as ações preparatórias, estão plantões tira-dúvidas na comunidade de Chaveslândia, em Santa Vitória (MG), nos dias 16, 18, 22 e 25 de setembro, das 9h às 18h, em pontos de fácil acesso para a população. Durante os atendimentos, equipes da SPIC Brasil estarão disponíveis para explicar sobre o funcionamento do treinamento, esclarecer dúvidas sobre o PAE e fornecer materiais informativos.
A população também será orientada sobre como baixar ou atualizar o aplicativo Alert Indivíduo, que, por geolocalização, indica a melhor rota em caso de emergência, além de enviar notificações via mensagens de texto e chamadas de voz em tempo real. Outras ações incluem circulação de carros de som, envios de comunicados por WhatsApp e campanhas em mídias locais.
Já nos dias 18 e 19 de setembro, serão realizados os testes sonoros preparatórios. Cada sirene será acionada individualmente, com duração aproximada de 1 minuto, acompanhada de uma mensagem de voz informando se tratar apenas de um teste. Assim, a comunidade pode se familiarizar antecipadamente com os sons de alerta.
Sobre os simulados
Todas essas ações visam preparar a população para os treinamentos de segurança que ocorrerão no final de setembro. No dia 23 de setembro, terça-feira, haverá o primeiro simulado apenas para colaboradores da UHE São Simão. Já na sexta-feira, dia 26 de setembro, às 11h, acontecerá o simulado para trabalhadores do Distrito Agroindustrial, em São Simão (GO). Por último, no domingo, 28 de setembro, às 9h30, será a vez do simulado envolvendo a comunidade de Chaveslândia, em Santa Vitória (MG).
O PAE é uma exigência da Política Nacional de Segurança de Barragens e contempla a Zona de Autossalvamento (ZAS) – área de até 10 quilômetros abaixo da barragem. Embora a UHE São Simão seja classificada como de baixo risco pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em função de suas características estruturais, estado de conservação e execução constante do Plano de Segurança de Barragem, o simulado é uma medida de prevenção que garante preparo, rapidez e eficiência em caso de necessidade.
“O simulado é uma oportunidade de preparar a comunidade e reforçar a cultura de prevenção e segurança que orienta as nossas operações. A UHE São Simão segue funcionando com altos padrões técnicos e nunca registrou qualquer ocorrência de risco. Mesmo assim, o treinamento garante que todos saibam como agir em caso de necessidade. Por isso, é essencial que toda a comunidade participe”, afirma Paulo Cesar Pereira, Gerente de Operações Hidroelétricas da SPIC Brasil.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 200 0204 (segunda a sexta, das 8h às 17h) ou pelo e-mail [email protected].
Programação completa:
Sobre a SPIC Brasil
A SPIC Brasil investe na geração de energia segura com foco em renováveis e respeito pelas comunidades onde atua, contribuindo para a transição energética e potencializando a energia do país. Com ativos que totalizam cerca de 4 GW no Brasil, opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre Minas Gerais e Goiás; os parques eólicos Millennium e Vale dos Ventos, na Paraíba; e detém participação de 70% nos Complexos Solares Marangatu (PI), Panati (CE) e Luiz Gonzaga (PE). Além disso, a companhia está construindo os complexos eólicos Paraíso Farol e Pedra de Amolar em Touros (RN), e é acionista do maior complexo de gás natural da América Latina, GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ). Para mais informações, consulte no site o Relatório Anual de Sustentabilidade da SPIC Brasil. A empresa faz parte do Grupo SPIC, presente em 47 países, com mais de 130 mil funcionários, 246 GW de capacidade instalada e investimento constante em renováveis, sendo a maior geradora de energia solar e a segundo maior de energia eólica no mundo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA FEREZIM TORRES
[email protected]