Franquia Acquazero aposta em inovação e tecnologia para liderar o setor de limpeza automotiva

Com plataforma própria e aplicativo para facilitar a vida dos clientes e franqueados, rede avança na digitalização dos serviços e melhora a experiência do consumidor

FATOSIDEIAS COMUNICAçãO
26/08/2025 11h01 - Atualizado há 3 horas

Franquia Acquazero aposta em inovação e tecnologia para liderar o setor de limpeza automotiva
Divulgação
 

A franquia Acquazero, especializada em estética automotiva sustentável e limpeza de estofados, está investindo em inovação tecnológica para manter sua posição no setor automotivo. Com uma atuação que vai além do tradicional, a marca aposta na digitalização dos processos como um diferencial competitivo, buscando oferecer mais agilidade, controle e praticidade para os franqueados e seus clientes.

 

Entre as principais inovações, estão a plataforma AcquaON, sistema desenvolvido para facilitar a gestão de todo o processo interno das unidades, e o aplicativo Acquazero, voltado para agendamentos e atendimentos ao público final. “A tecnologia tem sido fundamental para a expansão do nosso modelo de negócio sem perder a qualidade do nosso trabalho. Desenvolvemos soluções próprias porque entendemos que o futuro da franquia passa por sistemas integrados e inteligência de dados”, afirma Henrique Mol, CEO da Acquazero. 

 

Automação de ponta a ponta 

 

O aplicativo da franquia permite que os clientes encontrem a unidade mais próxima, agendem seus serviços, acompanhem as promoções e até avaliem o atendimento. Para os franqueados, o sistema é ideal para controle de agenda, fluxo de caixa, acompanhar desempenho e integração com campanhas de marketing digital. A automação também permite análises, ajudando nas tomadas de decisões estratégicas de cada unidade.

 

“Criamos esse tipo de investimento para que o franqueado consiga comandar tudo com poucos cliques e foque no mais importante: atendimento diferencial para o cliente e crescimento para a franquia”, diz Henrique. A plataforma AcquaON, usada internamente pelas unidades, tem papel fundamental nesse processo, funcionando como um painel de comando para a operação.

 

Tecnologia com impacto direto na experiência do cliente

 

A experiência do cliente está sempre no centro das decisões tecnológicas da marca. A ideia é eliminar qualquer conflito e oferecer conveniência em todos os pontos de contato. “Atualmente, o consumidor está acostumado a resolver tudo online. Com o nosso aplicativo, ele pode agendar o serviço sem sair de casa e receber o atendimento em casa ou na loja, de forma rápida e sem problemas extras”, afirma o CEO. 

 

Além disso, a franquia, que foca em inovação tecnológica e sustentabilidade, utilizando produtos biodegradáveis e um método de baixa água – com apenas 300 ml por lavagem – combinados com sistemas de vendas digital e atendimento online, ampliam o alcance ao consumir contemporâneo. Essa estratégia tem favorecido as unidades, que têm visto um crescimento acelerado da rede. 

 

Resultados impulsionados pela inovação tecnológica 

 

O investimento em tecnologia não apenas melhorou a operação das unidades da Acquazero, como também impactou nos resultados da rede de forma direta. Desde que a rede implantou o sistema AcquaON, em 2019, e o aplicativo oficial da marca, os franqueados passaram a contar com um sistema digital completo para a gestão do negócio, enquanto para os clientes, a experiência passou a ser mais moderna, ágil e eficiente. 

 

A plataforma AcquaON oferece um sistema de gerenciamento exclusivo para franqueados, os recursos são:

 
  • Gestão financeira completa (com controle de receitas e despesas);
  • Relatórios de faturamento detalhados, com análises de desempenhos por período;
  • Registro e acompanhamento de serviços prestados;
  • Integração com canais de atendimento ao cliente, com ferramentas de marketing.
 

O aplicativo Acquazero, disponível nas lojas Play Store e App Store, é voltado para franqueados e clientes, com funções diferentes para cada um.

 

Clientes: 

  • Agendamento e contratação de serviços com poucos cliques;
  • Acompanhamento de status da solicitação em tempo real.
 

Franqueados:

  • Entrada e organização dos serviços por status (em aberto, prontos ou finalizados);
  • Gestão de agendamentos;
  • Monitoramento do fluxo de caixa e do faturamento diário.
 

Com essas soluções essenciais na padronização do atendimento, a eficiência da operação e o crescimento da rede foi visível. Desde que a AcquaON foi implementada, a produtividade e performance foram significativas. Mol revela que o tempo médio de atendimento foi reduzido em aproximadamente 10 minutos (de 15 minutos para 5 minutos, em média), e o nível de satisfação do cliente subiu para 80%, com base nas avaliações do próprio aplicativo.

 

Essas melhorias ficaram em destaque com o crescimento da marca. Em 2024, a Acquazero registrou um aumento de 20% no número de unidades, além de uma expansão de 20% no faturamento total da rede. 

 

Atualmente, a rede espera ultrapassar a marca de 300 unidades até o final de 2025, impulsionada por essa digitalização de processos e pelo suporte contínuo aos franqueados. 

 

A Acquazero projeta um faturamento de R$ 100 milhões para o ano de 2025, se consolidando como referência nacional em estética automotiva sustentável com apoio das novas tecnologias que vem adequando para o seu modelo de negócio. “Os dados reforçam como a digitalização de processos não é só um diferencial, se tornando uma base sólida para o crescimento de um negócio, visando sempre a eficiência e qualidade do serviço oferecido”, explica o CEO.

 

Modelo com foco em crescimento

 

A tecnologia também tem permitido que à rede escale o negócio sem perder a eficiência. Com quase 200 unidades espalhadas pelo Brasil e no exterior, a Acquazero utiliza dados em tempo real para acompanhar o desempenho das operações e orientar o suporte às franquias. 

 

“Temos uma estrutura de inteligência por trás de cada operação. Sabemos quando é hora de ajustar valores, mudar uma campanha ou reforçar o treinamento, tudo com base em nossos dados”, destaca Henrique. 

 

O uso de ferramentas próprias, adaptadas à realidade de cada franqueado, é um dos nossos pilares da marca. Segundo o CEO, a inovação faz parte da missão da franquia desde o começo. “Queremos ser referência em tecnologia e em gestão, com atendimento e resultados, é isso que buscamos todos os dias”, finaliza Mol.

 

Sobre a Acquazero

A Acquazero é uma empresa de estética automotiva que oferece serviços de limpeza, higienização, polimento e cristalização. A marca, que nasceu em 2009, também atua em ambientes, como estofados residenciais, entre outros 30 serviços. Em 2018 passou por uma reestruturação ao ser adquirida pelo grupo mineiro Encontre Sua Franquia. Desde então, a empresa, que utiliza produtos biodegradáveis e sustentável, soma cerca de 200 unidades, tem como carro-chefe a lavagem ecológica automotiva ao usar apenas 300 ml de água, e possui dois modelos de negócios: Standart (sem estrutura física) e Prime (loja), com investimento inicial a partir de R$ 25 mil, e prazo de retorno estimado entre 8 a 24 meses. https://franquia.acquazero.com/

 

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