Estão abertas, até 22 de novembro, as inscrições para o curso gratuito online de Edição de Vídeo, realizado pela Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult). A formação destaca ritmo, montagem, linguagem audiovisual e técnicas de edição, além de apresentar os principais softwares utilizados no segmento.
Podem participar estudantes, profissionais da cultura e de diversas áreas que têm interesse em ingressar ou se aperfeiçoar no campo audiovisual. A qualificação é realizada na modalidade à distância e com carga horária de 60 horas.
No primeiro módulo, é tratado o universo da montagem cinematográfica, compreendendo sua história, os princípios que a regem e os diferentes tipos de montagem utilizados no cinema. Essa base é fundamental para desenvolver um olhar mais sensível e técnico sobre o que é contar uma história com imagens.
No segundo, são abordados os fundamentos técnicos da edição digital, o fluxo de trabalho recomendado e algumas técnicas de montagem e finalização que permitirão estruturar projetos de forma mais profissional.
As possibilidades da edição de vídeo no celular, uma prática cada vez mais comum e poderosa, especialmente em produções independentes e de baixo custo, são exploradas no terceiro módulo. Nele, a pessoa aprende a organizar o processo de edição diretamente do seu dispositivo móvel, com técnicas de montagem adaptadas a essa plataforma.
E, para concluir, o foco é a pós-produção, abordando elementos fundamentais como correção e gradação de cor, exportação e formatos de distribuição. Esse é o momento de dar os retoques finais no vídeo e prepará-lo para o mundo.
Para o professor Murilo Berardo Bueno, coordenador do curso, o objetivo é "aprimorar os conhecimentos formativos dos profissionais do audiovisual e do mundo do trabalho em cultura no que diz respeito às relações entre imagem e som, às técnicas de ritmo, linguagem e narrativa e às significações da montagem".
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]