Dia Nacional da Educação Infantil: saiba 4 formas de inserir um segundo idioma na rotina das crianças
Incluir atividades divertidas como músicas e brincadeiras na rotina da criançada ajuda a aprender de forma natural e abrangente
MARIA EDUARDA
22/08/2025 16h43 - Atualizado há 7 horas
Divulgação
No dia 25 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil, data que reforça a importância dos primeiros anos de estudos na formação de uma pessoa. A infância é considerada uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano, é quando o cérebro está mais receptivo e sensível a estímulos e à aprendizagem, incluindo os linguísticos. Crianças expostas a mais de um idioma ampliam as chances de desenvolver competências cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico e flexibilidade mental. Pesquisas realizadas pela Universidade de Stanford no estudo Bilingual Brains evidenciam que crianças que aprendem duas línguas desde cedo demonstram habilidades aprimoradas em outras áreas, como a resolução de problemas e o pensamento crítico, competências essenciais para o sucesso acadêmico e para a adaptação a novos contextos globais. Além disso, aprender uma segunda língua nesse período pode ajudar a formar cidadãos mais preparados para um mundo cada vez mais globalizado e multicultural. “A infância é o terreno fértil onde podemos plantar sementes que irão florescer por toda a vida. Dominar outro idioma é uma ferramenta importante para o futuro. Com ela, a criança amplia seu universo e abre portas para diversas possibilidades, desde fazer viagens internacionais e conhecer novas culturas, até se formar em outro país ou conseguir o emprego dos sonhos. Por isso, é importante estimular esse ganho desde cedo”, reforça Marcelo Barros, diretor de educação do CNA+. Para estimular o aprendizado, o executivo listou 4 formas de incluir um segundo idioma na vida de uma criança. Quando o aprendizado é realizado por meio do brincar, cantar e explorar o mundo, o idioma estrangeiro deixa de ser uma matéria e passa a ser uma vivência”, comenta. - Músicas e vídeos
Segundo Patrick Savage, diretor do Keio University CompMusic Lab, a música atinge os centros emocionais e de memória do cérebro, então informações e instruções transmitidas por meio de canções têm mais chances de ser memorizadas. Com isso, melodias e repetições facilitam a aquisição vocabular e estruturas gramaticais. O ritmo, junto com um vídeo animado, ajuda as crianças a internalizarem a pronúncia de forma natural, sem esforço consciente, além de prender a atenção e promover estímulo auditivo que melhora a compreensão oral. Por exemplo: canções infantis com vídeos e personagens animados são excelentes para manter o interesse da criança e reforçam vocabulário temático, como cores, números e animais, entre outros. 2. Histórias e livros ilustrados Histórias despertam a imaginação da criançada. Quando combinadas com imagens, ajudam a construir o sentido ou identificar o significado mesmo quando nem todas as palavras são compreendidas. Isso reduz a frustração e os estimula a "decifrar" o idioma. Esse modelo constrói vocabulário contextualizado e cria familiaridade com estruturas e narrativas. Por exemplo: livros bilíngues com histórias e ilustrações expressivas permitem que pais e filhos leiam juntos, mesmo que nem todos sejam fluentes. 3. Jogos e brincadeiras Apresentar um segundo idioma envolvendo brincadeiras torna o aprendizado espontâneo e divertido. Os jogos criam situações reais de comunicação, estimulando o uso prático da nova língua. Essa modalidade desenvolve vocabulário ligado a ações e objetos do dia a dia, favorece o aprendizado social e gera motivação e aprendizado sem a criança perceber. Exemplos: jogos de memória com imagens e palavras, brincadeiras de faz-de-conta com comandos em outro idioma ou apps educativos com desafios interativos. 4. Rotinas bilíngues Inserir o segundo idioma no cotidiano cria um ambiente de imersão leve e constante. A repetição de frases e expressões na rotina diária ajuda a criança a associar palavras a ações concretas, fortalece a compreensão e desenvolve o uso espontâneo. A rotina incorpora a língua estrangeira como parte da vida da criança, e não apenas como uma aula, além de estimular a escuta ativa e a memória. Por exemplo: usar expressões do dia a dia, como "Let’s brush your teeth" (“Vamos escovar os dentes”) ou "Time to eat" (“Hora de comer”) durante as atividades, repetindo todos os dias e utilizando gestos que ajudem na associação. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA EDUARDA TRINDADE PALERMO
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