O Gardens by the Bay, um destino hortícola icônico e renomado internacionalmente, foi idealizado como um modelo de desenvolvimento sustentável em Singapura. Agora, reforçando seus esforços em sustentabilidade, o local concluiu a instalação de sistemas solares em parceria com a EDP Ásia-Pacífico por meio de um contrato de compra de energia (PPA, Power Purchase Agreement em inglês).
A expansão do sistema, que conta com mais de 1.700 painéis solares e capacidade total de 1,08 MWp, representa um marco significativo no compromisso contínuo do Gardens by the Bay com a responsabilidade ambiental. O sistema recém-ampliado não apenas gera energia limpa e renovável para abastecer parte das operações do local, como também simboliza um avanço importante rumo a um futuro mais sustentável e verde.
A expansão e melhoria da infraestrutura solar foi realizada em diversas áreas do Gardens by the Bay, incluindo o Supertree Grove, além de novos locais como o Canopy e o pavilhão Bayfront. A implementação bem-sucedida do projeto exemplifica a capacidade da EDP de oferecer soluções renováveis inovadoras e personalizadas que superam limitações espaciais e promovem a sustentabilidade em cidades densamente povoadas.
A empresa trabalhou em estreita colaboração com o Gardens by the Bay, considerando suas contribuições e utilizando expertise especializada em design de instalação inovador para maximizar a geração de energia em espaços únicos, equilibrando segurança, vida vegetal, integridade estética e logística operacional. Esses espaços incluem os Supertrees (as superárvores, em português), que possuem superfícies e formas irregulares, tornando a instalação dos painéis solares mais complexa do que em telhados padrão ou terrenos planos.
“Este projeto no Gardens by the Bay é um exemplo claro de como aproveitar o sol onde quer que ele brilhe — desde telhados e áreas abertas até os icônicos Supertrees que moldam o horizonte de Singapura. Ao combinar inovação, design personalizado e colaboração próxima com nossos clientes, podemos transformar até os espaços mais incomuns em fontes de energia limpa. Em uma cidade com restrições de espaço, cada superfície tem potencial para contribuir com a descarbonização, e esta iniciativa reflete nosso compromisso em oferecer soluções inteligentes e escaláveis que ajudam nossos parceiros a alcançar seus objetivos de sustentabilidade de longo prazo”, destaca Vera Pinto Pereira, membro do conselho da EDP.
A ativação do sistema aprimorado exemplifica a visão compartilhada das duas organizações de criar um amanhã mais sustentável e verde. Por meio deste contrato, a EDP tem o prazer de apoiar o Gardens by the Bay na adoção de energia renovável como parte de sua iniciativa de sustentabilidade para preparar o local para o futuro.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA BEZERRA GUERRA
[email protected]