Confira como a Geração Z escolhe seus produtos de skincare e realiza o ritual de cuidado com a pele

Sustentabilidade e custo-benefício são alguns dos pilares imprescindíveis para a Geração Z

ANDRé ELOI
22/08/2025 10h45 - Atualizado há 7 horas

Confira como a Geração Z escolhe seus produtos de skincare e realiza o ritual de cuidado com a pele
(Créditos: Mariia Vitkovska / iStock)
 

A Geração Z, que contempla as pessoas nascidas entre 1997 e 2012, além de ser conhecida por ter forte presença no meio digital, é marcada por posicionamentos ligados à sustentabilidade, ao consumo consciente, à saúde e aos valores sociais. A perspectiva adotada por esses indivíduos se reflete em diversos âmbitos, inclusive nos hábitos relacionados ao bem-estar, como os da prática de exercícios físicos e skincare. 

 

O cuidado com a pele, neste sentido, é visto pela Geração Z como algo fundamental, não só relacionado à estética, mas, principalmente, à saúde. Isso porque, devido ao caráter hiperconectado nas redes sociais desta geração, é comum que ela tenha acesso e conhecimento sobre os possíveis danos causados pela falta da rotina de cuidados cutâneos, o que faz com que busque por alternativas de prevenção. 

 

Afinal, manter hábitos de skincare fortalece a barreira da pele e evita irritações, como vermelhidões, cravos e acnes. Ainda, retarda o envelhecimento e reduz o risco de desenvolver câncer de pele, especialmente com o uso de protetor solar. Pensando nisso, listamos alguns pontos que são primordiais para os integrantes deste grupo em relação aos produtos de cuidados cutâneos.

 
  • Responsabilidade ambiental 
 

A responsabilidade com a natureza é uma característica marcante da Geração Z. Os integrantes deste grupo, em sua maioria, têm uma grande consciência em relação à importância de preservar o meio ambiente, inclusive para as próximas gerações. Neste sentido, buscam por cosméticos alinhados a este comprometimento ambiental e que, por exemplo, possuem embalagens recicláveis e não compactuam com o sofrimento animal. 

 
  • Custo-benefício
 

Em meio a um cenário de consumo exagerado, a Geração Z busca ter equilíbrio financeiro, por isso recorrer a produtos com um bom custo-benefício é uma das estratégias adotadas. Neste sentido, os indivíduos deste grupo tendem a optar por cosméticos de skincare com bom preço e qualidade, para que não haja necessidade de realizar outras compras e gastos desnecessários.

 
  • Rotina de skincare
 

Na rotina de skincare, é comum que a Geração Z siga os seguintes passos: 

 
  • Limpeza: a higienização é o primeiro passo da rotina. Por meio dela, é possível remover impurezas do dia a dia e evitar o surgimento de acnes. Produtos com ácido salicílico e glicólico costumam ser assertivos para esta etapa. 
  • Hidratação: a umidificação da pele previne que ela fique ressecada e sensível, exposta a irritações. O processo pode ser realizado com hidratantes específicos ou um sérum, que são cosméticos aquosos – geralmente, em gel – para repor a água da pele e uniformizá-la. 
  • Proteção solar: para proteger a pele dos raios UV, é importante utilizar filtro solar todos os dias, mesmo quando o sol não está aparente. Por isso, é imprescindível optar por produtos adequados ao seu tipo de pele (seja seco, misto ou oleoso), para que o rosto fique devidamente protegido.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »