São Geraldo do Araguaia (PA) divulga resultados da sétima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade

GRAZIELE OLIVEIRA
20/08/2025 17h11 - Atualizado há 8 horas

São Geraldo do Araguaia (PA) divulga resultados da sétima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade
Divulgação
No dia 5 de agosto, ocorreu a sétima etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 no frigorífico Masterboi, da cidade de São Geraldo do Araguaia (PA). Foram avaliados 1.088 animais, de 16 pecuaristas, separados em 20 lotes de oito municípios do estado do Pará, um do Piauí e um do Maranhão. Desses, 474 animais eram terminados a pasto e 614 em confinamento.
A etapa foi uma parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore no Brasil (ACNB) com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) e contou com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Masterboi.
Do total de animais avaliados, 918 eram machos não cadastrados: 74% deles possuía até dois dentes incisivos permanentes (menos de 2 anos de idade) e 73% possuía cobertura de gordura mediana e um peso médio de 20,8 arrobas.

Já entre fêmeas, 170 foram avaliadas, sendo que 78% possuía delas até dois dentes incisivos permanentes e 95% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme, além de um peso médio de 15,1 arrobas.
“A sétima etapa nacional do Circuito, realizada em São Geraldo do Araguaia, foi um grande sucesso, especialmente considerando ser a primeira edição na região. O Pará é um estado de grande importância na pecuária nacional, com um rebanho expressivo, que tem evoluído muito nos últimos anos. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Tivemos mais de mil animais participantes, de vários produtores da região e estados vizinhos. Além disso, as palestras e a apresentação dos resultados contaram com cerca de 200 participantes”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos a Pasto
A medalha de ouro ficou com Marcorélio Novaes Santana, da fazenda Umuarama, de Redenção (PA).  A medalha de prata foi entregue para J Canile Agronegócio, da fazenda Goiás, de São Geraldo do Araguaia (PA). E a medalha de bronze foi conquistada por Roberto Sinibaldi Basílio, da fazenda Salua, Itupiranga (PA).
Melhor Lote de Carcaças de Machos Confinados
A medalha de ouro foi para Pedro Henrique Cervi, da fazenda Santo Antônio e Tanque, de Balsas (MA). A medalha de prata ficou com Paulo Henrique Piaia, da fazenda São João, de Baixa Grande do Ribeiro (PI). Já a medalha de bronze foi entregue a Gaúcha Agropecuária LTDA, da fazenda Alvorada, de Piçarra (PA).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas 
Na categoria de fêmeas, a medalha de ouro foi conquistada com Guilhermina B. Gomes da Silva, da fazenda Bela Vista, de São Geraldo do Araguaia (PA). A medalha de prata terminou com Osmar Mittmann, da fazenda Bela Vista I, de São Domingos do Araguaia (PA); e a medalha de bronze ficou com Roberto Sinibaldi Basílio, da fazenda Salua, em Itupiranga (PA).
“Participar do Circuito Nelore foi uma experiência muito positiva. Ver todo o trabalho, esforço e receber reconhecimento é muito gratificante. Não apenas isso, mas por possibilitar que nossa região seja ainda mais reconhecida pela carne de qualidade que já produzimos há muito tempo. Somos muito gratos aos organizadores pela oportunidade de participar do evento, e estamos honrados em ter recebido a medalha de ouro na categoria de Carcaça de Fêmeas, que foi fruto de muito trabalho de toda a nossa equipe”, comentou Jorge Brito Silva, supervisor da fazenda Bela Vista.
Circuito Nelore de Qualidade    
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.    
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.    
SOBRE A ACNB    
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanhode cortenacional. Para mais informações, acessewww.nelore.org.bre acompanhe a associação noInstagrame noFacebook.   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »