O cineasta e multiartista Thiago Prado convida o público para o lançamento de seu novo livro “Que Será, Será”, publicado pela Ópera Editorial em 2025. O evento contará também com uma roda de conversa entre o autor, pessoas com deficiência e convidados que atuam no campo da literatura, em um espaço de troca sobre escrita, identidade e inclusão.
A obra reúne prosa e poesia em uma narrativa que reflete sobre as complexidades de existir, sentir e sonhar no mundo contemporâneo. Mais do que um relato íntimo, o livro traz à tona uma descoberta que atravessa profundamente a trajetória do autor e de seu narrador: o diagnóstico tardio de autismo. Esse ponto de virada transforma não apenas a forma de se entender no mundo, mas também a maneira de ser, criar e sonhar a partir de outra perspectiva.
No enredo, o protagonista é apresentado como artista múltiplo — pinta, faz cinema, escreve — e ao mesmo tempo deixa transparecer suas fragilidades e vulnerabilidades. Entre conquistas profissionais e experiências amorosas de um homem bissexual, emergem reflexões sobre pertencimento, desejo e resistência. O sonho aparece como espaço de sobrevivência e força criativa: se a vida impõe finitude e incerteza, o onírico surge como resistência poética diante do real.
“Estamos na ebulição de um gênero em formação que não quer ser ficção nem autoficção nem diário”, afirma o dramaturgo Luiz Antônio Ribeiro, que assina a orelha do livro, destacando ainda como Prado retoma a aposta nos diários como espaço criativo já presente em sua estreia literária, “Mal Secreto”.
Com “Que Será, Será”, Thiago Prado reafirma seu lugar como artista que transita entre cinema, literatura e artes visuais, sem abrir mão do olhar afetivo e crítico sobre o presente. Sua escrita propõe novas formas de entender a si mesmo e o mundo, revelando que, mesmo diante das dores e contradições, sonhar continua sendo um gesto de resistência.
Sobre o autor
Thiago Prado (Rio de Janeiro, 1984) é cineasta e multiartista. Sua obra habita as interseções entre cinema, literatura e artes visuais, combinando sensibilidade estética e engajamento crítico. Aborda temas como identidade, tecnologia e sexualidade, explorando os atravessamentos do corpo, da memória e das relações no mundo contemporâneo.
Lançamento do livro “Que Será, Será”
Data: 12 de setembro de 2025
Horário: 15h
Local: Museu da Inclusão
Endereço: Memorial da América Latina - Av. Mário de Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01156-001
O lançamento é realizado pela ASSIMÉTRICA – Plataforma Criativa Independente, em parceria com o Museu da Inclusão e a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Para mais informações, acompanhe no Instagram: @assimetricaproducoes
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GUSTAVO FERREIRA GALDINO DOS SANTOS
[email protected]