Em um único dia, campanha Cooperação Tá no Sangue recebe doações que podem impactar até 200 vidas

Ação realizada pelo Sicoob UniCentro Br, em parceria com o Hemocentro de Goiás, mobilizou colaboradores e reforçou o compromisso com a vida, a saúde e a solidariedade. Iniciativa integrou encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2025 da cooperativa financeira

KASANE COMUNICAÇÃO
19/08/2025 09h36 - Atualizado há 10 horas

Em um único dia, campanha Cooperação Tá no Sangue recebe doações que podem impactar até 200 vidas
Divulgação Sicoob UniCentro Br

Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2024 foram coletadas cerca de 3,31 milhões de bolsas de sangue, um crescimento de 1,9 % em relação ao ano anterior. Contudo, apenas 1,6 % da população brasileira doou sangue em 2024, o que está abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3% a 5%. Motivada por esse cenário, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do Sicoob UniCentro Br encerrou a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) de 2025 com um gesto de cuidado que transcendeu o ambiente profissional: a campanha “Cooperação Tá no Sangue”, que resultou em 50 doações de sangue e 10 novos cadastros de doadores de medula óssea. 

Realizada em parceria com o Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo), a iniciativa foi idealmente articulada para reforçar a cultura de prevenção, cuidado e solidariedade, estendendo o sentido da segurança no trabalho ao compromisso com a vida. Durante todo o dia, uma unidade móvel do banco de sangue estadual esteve presente na agência da T-8 da cooperativa financeira (no Setor Marista, em Goiânia), oferecendo atendimento humanizado, conforto e orientações aos doadores. De acordo com o Hemogo, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, o que significa que a quantidade coletada com a campanha do Sicoob UniCentro Br poderá impactar até 200 pessoas.  

A analista de marketing do Sicoob UniCentro, Br Sara Cristina Oliveira, celebrou a participação na iniciativa e compartilhou sua experiência: “Saber que um simples gesto pode ajudar tantas pessoas me emociona. É uma oportunidade de contribuir de forma concreta para salvar vidas e fazer parte de algo maior”, destacou. Segundo o diretor de relacionamento e inovação da cooperativa financeira, José Umberto Vaz de Siqueira, a campanha teve por objetivo reforçar o espírito cooperativista e a atenção com as pessoas. “Acreditamos que prevenção e cuidado caminham juntos. Portanto, encerrar a Sipat 2025 com uma iniciativa que salva vidas traduz nosso propósito de cuidar das pessoas”, pontuou. 

Cadastro para doação de medula óssea 

No que diz respeito à doação de medula óssea, o Registro Nacional de Doadores (REDOME) contabilizou aumento no número de novos doadores, passando de 119 mil em 2022 para 129 mil, entre janeiro e novembro de 2024 – avanço que é atribuído a campanhas de conscientização e cadastramento de doadores e receptores, como esta promovida pelo Sicoob UniCentro Br e o Hemocentro de Goiás. “Com os novos cadastros de doadores de medula óssea em um dia de campanha, ampliam-se as possibilidades de salvamento por meio de transplantes. Por essa razão, pretendemos continuar incorporando ações como esta campanha em nosso calendário anual”, finalizou José Umberto. 

Sobre o Sicoob UniCentro Br                         

É uma cooperativa financeira de livre admissão que possui o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 33 anos, em Goiânia, administra R$ 9,9 bilhões de ativos e conta com mais de 115 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »